ESTE ARTIGO DISCUTE AS AÇÕES QUE ENVOLVEM O “PROJETO ÁGUA: BEM PRECIOSO” A LUZ DAS INTERVENÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NAS QUESTÕES AMBIENTAIS, ABORDANDO O TEMA DA ÁGUA COMO TEMÁTICA GERADORA. A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROJETO FOI DESENVOLVIDA DE FORMA INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL MUNICIPAL CORONEL ESTEVÃO ALVES DA ROCHA, EM BATURITÉ-CE, NAS TURMAS DE 6º AO 9º ANO, NO PERÍODO DE FEVEREIRO A NOVEMBRO DE 2018. VISA IDENTIFICAR OS PROBLEMAS RELACIONADOS À ÁGUA BEM COMO, SENSIBILIZAR A COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEU CONSUMO CONSCIENTE, PARA MUDANÇAS DE ATITUDES SUSTENTÁVEIS QUE GARANTAM A VIDA NO PLANETA TERRA. CONTEMPLA OS CRITÉRIOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E EXPLORATÓRIA, COM PESQUISA DE CAMPO E OBSERVAÇÕES IN LOCO. O APORTE TEÓRICO BASEOU-SE NOS AUTORES COMO BOFF, CARVALHO, GRASSI, GUIMARÃES, REIGOTA, SEGURA, ENTRE OUTROS. CONSTATOU-SE QUE O PRINCIPAL PROBLEMA RELACIONADO À ÁGUA É A INEFICIÊNCIA DE SANEAMENTO BÁSICO NA COMUNIDADE LOCAL COM LIXO E ESGOTO A CÉU ABERTO, DESEMBOCANDO NO RIO QUE BANHA O BAIRRO NO QUAL A ESCOLA ESTÁ SITUADA. A PARTIR DAS AÇÕES DO PROJETO, OBSERVA-SE UMA MAIOR CONSCIÊNCIA DA COMUNIDADE ESCOLAR EM RELAÇÃO À CULTURA DE PRESERVAÇÃO DA ÁGUA, MOSTRANDO FORMAÇÃO E INCORPORAÇÃO DE NOVOS HÁBITOS, VALORES E ATITUDES VOLTADAS PARA ASSEGURAR A SAÚDE, O BEM ESTAR E PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA.