A LITERATURA POSSIBILITA O LEITOR ENTENDER E PERCEBER O MUNDO, ADQUIRIR VOCABULÁRIO, REFLETIR SOBRE OS SENTIMENTOS E RELAÇÕES SOCIAIS. DESTE MODO A LITERATURA TEM UM PAPEL RELEVANTE PARA A FORMAÇÃO HUMANA E CIDADÃ, NESSE SENTIDO A LEITURA LITERÁRIA DEVE SER CONCEBIDA COMO UM PROCESSO ATIVO E DIALÓGICO ENTRE LEITOR, AUTOR E TEXTO PARA A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS. MEDIANTE ESSA PERSPECTIVA ESTE ARTIGO TEM O OBJETIVO GERAL DE ANALISAR QUAIS AS CONCEPÇÕES DE LEITURA LITERÁRIA SÃO PROPOSTAS NA SEÇÃO FOCO DO TEXTO, DO CAPÍTULO 2, TERCEIRA UNIDADE DO LIVRO DIDÁTICO PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO: DIÁLOGO, REFLEXÃO E USO (CEREJA; VIANNA; CODENHOTO, 2016). COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZAMOS UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE CARÁTER PREDOMINANTEMENTE DESCRITIVO E DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. RESPALDAMO-NOS EM ESTUDOS DE BITTENCOURT (1985), CHIAPPINI (1997), KLEIMAN (2001), LAJOLO (1996) E PETIT (2009). ATRAVÉS DESTA PESQUISA SE OBSERVOU QUE O REFERIDO MATERIAL DIDÁTICO APRESENTA AS CONCEPÇÕES DE LEITURA COMO DECODIFICAÇÃO E COMO INTERAÇÃO. DE TAL MODO, O LIVRO LIMITA A LEITURA DE POEMAS VOLTANDO-SE PARA A IDENTIFICAÇÃO E REFLEXÃO DAS CARACTERÍSTICAS DO BARROCO, SEM, CONTUDO BUSCAR REFLETIR SOBRE OS DIFERENTES SENTIDOS E DIALOGAR COM AS IMAGENS. PORTANTO, O TRABALHO COM O LIVRO DIDÁTICO REQUER DO PROFESSOR UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE LEITURA QUE O LIVRO PROPÕE, BEM COMO SOBRE AS HABILIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS NO ALUNO, PARA QUE A LEITURA POSSA PROMOVER UM DIÁLOGO SIGNIFICATIVO ENTRE LEITOR, TEXTO E AUTOR E POSSA EXISTIR UMA CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DOS SENTIDOS DO TEXTO.