SIMULAÇÃO VIRTUAL DE QUÍMICA PARA O ENSINO DE TABELA
PERIÓDICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62619 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2346 "inscrito_id" => 10318 "titulo" => """ SIMULAÇÃO VIRTUAL DE QUÍMICA PARA O ENSINO DE TABELA\r\n \r\n PERIÓDICA """ "resumo" => "A INSERÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO EDUCATIVO ESTÁ EM GRANDE ASCENSÃO BUSCANDO A MELHORIA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM TENDO DESTAQUE NAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) QUE DISPÕEM DE NOVOS MÉTODOS DE AUXÍLIOS EDUCACIONAIS. AS SIMULAÇÕES VIRTUAIS PROPORCIONAM UM AMBIENTE DE INTERAÇÃO ONDE O ALUNO SE POSICIONA FRENTE A UMA SITUAÇÃO PROBLEMA QUE ENVOLVEM CONTEÚDOS ESTUDADOS EM SALA DE AULA E NO SEU COTIDIANO, TORNANDO A APRENDIZAGEM INTERESSANTE E CONTEXTUALIZADA COM SEU DIA A DIA. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO AVALIAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DE SIMULAÇÕES VIRTUAIS NAS AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO SERTÃO CENTRAL – CEARÁ. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA DO ESTADO LOCALIZADA NO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ COM PARTICIPAÇÃO DE (23) VINTE E TRÊS DISCENTES CURSANDO O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, COM FAIXA ETAPA DE 15 E 16 ANOS. OS ALUNOS CONSIDERARAM QUE AS SIMULAÇÕES VIRTUAIS SÃO BASTANTE SATISFATÓRIAS PARA O SEU CONHECIMENTO, LOGO OS OA TEM COMO VANTAGEM DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS PELAS AULAS DE QUÍMICA. ALÉM DE POSSUIR FATORES COMO INTERDISCIPLINARIDADE, INTERATIVIDADE, DINAMISMO E MELHORAMENTO NA VISUALIZAÇÃO DOS FENÔMENOS QUÍMICOS, PROPORCIONANDO UMA MENOR COMPLEXIDADE DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "SIMULAÇÃO VIRTUAL,, ENSINO DE QUÍMICA,, ENSINO MÉDIO,, OBJETOS DE APRENDIZAGEM." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID10318_16082019142424.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA CLEMENTE BRITO SALDANHA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA SALDANHA" "autor_email" => "gabrielabsaldanha@gmail.c" "autor_ies" => "IFCE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62619 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2346 "inscrito_id" => 10318 "titulo" => """ SIMULAÇÃO VIRTUAL DE QUÍMICA PARA O ENSINO DE TABELA\r\n \r\n PERIÓDICA """ "resumo" => "A INSERÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO EDUCATIVO ESTÁ EM GRANDE ASCENSÃO BUSCANDO A MELHORIA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM TENDO DESTAQUE NAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) QUE DISPÕEM DE NOVOS MÉTODOS DE AUXÍLIOS EDUCACIONAIS. AS SIMULAÇÕES VIRTUAIS PROPORCIONAM UM AMBIENTE DE INTERAÇÃO ONDE O ALUNO SE POSICIONA FRENTE A UMA SITUAÇÃO PROBLEMA QUE ENVOLVEM CONTEÚDOS ESTUDADOS EM SALA DE AULA E NO SEU COTIDIANO, TORNANDO A APRENDIZAGEM INTERESSANTE E CONTEXTUALIZADA COM SEU DIA A DIA. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO AVALIAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DE SIMULAÇÕES VIRTUAIS NAS AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO SERTÃO CENTRAL – CEARÁ. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA DO ESTADO LOCALIZADA NO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ COM PARTICIPAÇÃO DE (23) VINTE E TRÊS DISCENTES CURSANDO O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, COM FAIXA ETAPA DE 15 E 16 ANOS. OS ALUNOS CONSIDERARAM QUE AS SIMULAÇÕES VIRTUAIS SÃO BASTANTE SATISFATÓRIAS PARA O SEU CONHECIMENTO, LOGO OS OA TEM COMO VANTAGEM DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS PELAS AULAS DE QUÍMICA. ALÉM DE POSSUIR FATORES COMO INTERDISCIPLINARIDADE, INTERATIVIDADE, DINAMISMO E MELHORAMENTO NA VISUALIZAÇÃO DOS FENÔMENOS QUÍMICOS, PROPORCIONANDO UMA MENOR COMPLEXIDADE DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "SIMULAÇÃO VIRTUAL,, ENSINO DE QUÍMICA,, ENSINO MÉDIO,, OBJETOS DE APRENDIZAGEM." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID10318_16082019142424.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA CLEMENTE BRITO SALDANHA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA SALDANHA" "autor_email" => "gabrielabsaldanha@gmail.c" "autor_ies" => "IFCE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }