A INSERÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO EDUCATIVO ESTÁ EM GRANDE ASCENSÃO BUSCANDO A MELHORIA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM TENDO DESTAQUE NAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) QUE DISPÕEM DE NOVOS MÉTODOS DE AUXÍLIOS EDUCACIONAIS. AS SIMULAÇÕES VIRTUAIS PROPORCIONAM UM AMBIENTE DE INTERAÇÃO ONDE O ALUNO SE POSICIONA FRENTE A UMA SITUAÇÃO PROBLEMA QUE ENVOLVEM CONTEÚDOS ESTUDADOS EM SALA DE AULA E NO SEU COTIDIANO, TORNANDO A APRENDIZAGEM INTERESSANTE E CONTEXTUALIZADA COM SEU DIA A DIA. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO AVALIAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DE SIMULAÇÕES VIRTUAIS NAS AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO SERTÃO CENTRAL – CEARÁ. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA DO ESTADO LOCALIZADA NO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ COM PARTICIPAÇÃO DE (23) VINTE E TRÊS DISCENTES CURSANDO O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, COM FAIXA ETAPA DE 15 E 16 ANOS. OS ALUNOS CONSIDERARAM QUE AS SIMULAÇÕES VIRTUAIS SÃO BASTANTE SATISFATÓRIAS PARA O SEU CONHECIMENTO, LOGO OS OA TEM COMO VANTAGEM DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS PELAS AULAS DE QUÍMICA. ALÉM DE POSSUIR FATORES COMO INTERDISCIPLINARIDADE, INTERATIVIDADE, DINAMISMO E MELHORAMENTO NA VISUALIZAÇÃO DOS FENÔMENOS QUÍMICOS, PROPORCIONANDO UMA MENOR COMPLEXIDADE DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA.