Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, LÚDICO, RACIOCÍNIO LÓGICO, JOGOS MATEMÁTICOS. Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58525 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 739 "inscrito_id" => 3781 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA" "resumo" => """ O PRESENTE ESTUDO PROPÕE-SE A DISCUTIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO. DE FORMA ESPECÍFICA, PROCURAR-SE COMPREENDER A FINALIDADE DESSES JOGOS A SEREM TRABALHADOS EM SALA DE AULA, APRESENTANDO UMA DISCUSSÃO ACERCA DE COMO ESTÁ SENDO ABORDADOS DENTRO DOS CONTEÚDOS PROPOSTOS, A SER VIVENCIADOS, NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, E SUAS CONTRIBUIÇÕES FAVORÁVEIS AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO DA MATEMÁTICA. ASSIM COMO, IDENTIFICAR OS JOGOS E BRINCADEIRAS COMO ELEMENTOS PRIMORDIAIS EM UMA VISÃO CONTEMPORÂNEA DO PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PARA, EM SEGUIDA, IDENTIFICAR OS FATORES INTERNOS E EXTERNOS QUE INTERFEREM NESSE PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. PARA TANTO, SERÃO ANALISADOS O QUE DIZEM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS A RESPEITO DO USO DE JOGOS, COMO RECURSOS DE APRENDIZAGEM, BEM COMO, O PAPEL DO PROFESSOR E A CONSTRUÇÃO DE SABERES LÓGICO-MATEMÁTICOS VIVENCIADOS PELOS ALUNOS. DEFENDE-SE A HIPÓTESE DE QUE A TEORIA E A PRÁTICA SOBRE OS JOGOS, QUANDO INCORPORADAS NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE CONTRIBUEM NO ENSINO-APRENDIZAGEM. NESSA CONCEPÇÃO, O JOGO DEVE SER ENTENDIDO COMO UM INSTRUMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ATRAVÉS DE UMA REFLEXÃO CRÍTICA E SOCIAL, UMA VEZ QUE, UMA DAS PREMISSAS DA BRINCADEIRA CONSISTE EM TRABALHAR A PRÁTICA DAS TEORIAS DAS RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS, NESTE SENTIDO, O ALUNO TENTA APRENDER DE FORMA QUALITATIVA, POIS, O PROCESSO TORNA-SE MAIS DINÂMICO FORMANDO LEITORES E, SOBRE LÚDICO-MATEMÁTICO COM A AUTONOMIA DO ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O ESTUDO FUNDAMENTA-SE NOS SEGUINTES AUTORES: ANTUNES (2006), BRASIL (1998), LIBÂNEO (2008), PIAGET (1976) STAREPRAVO (2009), TEIXEIRA (2010) VYGOTSKY, (2003). DENTRE OUTROS QUE CORROBORAM COM A HIPÓTESE EM QUESTÃO. \r\nO PRESENTE ESTUDO PROPÕE-SE A DISCUTIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO. DE FORMA ESPECÍFICA, PROCURAR-SE C \r\n PALAVRAS-CHAVES: ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, LÚDICO, RACIOCÍNIO LÓGICO, JOGOS MATEMÁTICOS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, LÚDICO, RACIOCÍNIO LÓGICO, JOGOS MATEMÁTICOS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID3781_29072019200151.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA SILVANA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SILVANA" "autor_email" => "sylvanna-mateus@hotmail.c" "autor_ies" => "ATENAS COLLEGE UNIVERSITY" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58525 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 739 "inscrito_id" => 3781 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA" "resumo" => """ O PRESENTE ESTUDO PROPÕE-SE A DISCUTIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO. DE FORMA ESPECÍFICA, PROCURAR-SE COMPREENDER A FINALIDADE DESSES JOGOS A SEREM TRABALHADOS EM SALA DE AULA, APRESENTANDO UMA DISCUSSÃO ACERCA DE COMO ESTÁ SENDO ABORDADOS DENTRO DOS CONTEÚDOS PROPOSTOS, A SER VIVENCIADOS, NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, E SUAS CONTRIBUIÇÕES FAVORÁVEIS AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO DA MATEMÁTICA. ASSIM COMO, IDENTIFICAR OS JOGOS E BRINCADEIRAS COMO ELEMENTOS PRIMORDIAIS EM UMA VISÃO CONTEMPORÂNEA DO PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PARA, EM SEGUIDA, IDENTIFICAR OS FATORES INTERNOS E EXTERNOS QUE INTERFEREM NESSE PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. PARA TANTO, SERÃO ANALISADOS O QUE DIZEM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS A RESPEITO DO USO DE JOGOS, COMO RECURSOS DE APRENDIZAGEM, BEM COMO, O PAPEL DO PROFESSOR E A CONSTRUÇÃO DE SABERES LÓGICO-MATEMÁTICOS VIVENCIADOS PELOS ALUNOS. DEFENDE-SE A HIPÓTESE DE QUE A TEORIA E A PRÁTICA SOBRE OS JOGOS, QUANDO INCORPORADAS NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE CONTRIBUEM NO ENSINO-APRENDIZAGEM. NESSA CONCEPÇÃO, O JOGO DEVE SER ENTENDIDO COMO UM INSTRUMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ATRAVÉS DE UMA REFLEXÃO CRÍTICA E SOCIAL, UMA VEZ QUE, UMA DAS PREMISSAS DA BRINCADEIRA CONSISTE EM TRABALHAR A PRÁTICA DAS TEORIAS DAS RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS, NESTE SENTIDO, O ALUNO TENTA APRENDER DE FORMA QUALITATIVA, POIS, O PROCESSO TORNA-SE MAIS DINÂMICO FORMANDO LEITORES E, SOBRE LÚDICO-MATEMÁTICO COM A AUTONOMIA DO ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O ESTUDO FUNDAMENTA-SE NOS SEGUINTES AUTORES: ANTUNES (2006), BRASIL (1998), LIBÂNEO (2008), PIAGET (1976) STAREPRAVO (2009), TEIXEIRA (2010) VYGOTSKY, (2003). DENTRE OUTROS QUE CORROBORAM COM A HIPÓTESE EM QUESTÃO. \r\nO PRESENTE ESTUDO PROPÕE-SE A DISCUTIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO. DE FORMA ESPECÍFICA, PROCURAR-SE C \r\n PALAVRAS-CHAVES: ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, LÚDICO, RACIOCÍNIO LÓGICO, JOGOS MATEMÁTICOS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, LÚDICO, RACIOCÍNIO LÓGICO, JOGOS MATEMÁTICOS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID3781_29072019200151.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA SILVANA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SILVANA" "autor_email" => "sylvanna-mateus@hotmail.c" "autor_ies" => "ATENAS COLLEGE UNIVERSITY" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ESTUDO PROPÕE-SE A DISCUTIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO. DE FORMA ESPECÍFICA, PROCURAR-SE COMPREENDER A FINALIDADE DESSES JOGOS A SEREM TRABALHADOS EM SALA DE AULA, APRESENTANDO UMA DISCUSSÃO ACERCA DE COMO ESTÁ SENDO ABORDADOS DENTRO DOS CONTEÚDOS PROPOSTOS, A SER VIVENCIADOS, NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, E SUAS CONTRIBUIÇÕES FAVORÁVEIS AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO DA MATEMÁTICA. ASSIM COMO, IDENTIFICAR OS JOGOS E BRINCADEIRAS COMO ELEMENTOS PRIMORDIAIS EM UMA VISÃO CONTEMPORÂNEA DO PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PARA, EM SEGUIDA, IDENTIFICAR OS FATORES INTERNOS E EXTERNOS QUE INTERFEREM NESSE PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. PARA TANTO, SERÃO ANALISADOS O QUE DIZEM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS A RESPEITO DO USO DE JOGOS, COMO RECURSOS DE APRENDIZAGEM, BEM COMO, O PAPEL DO PROFESSOR E A CONSTRUÇÃO DE SABERES LÓGICO-MATEMÁTICOS VIVENCIADOS PELOS ALUNOS. DEFENDE-SE A HIPÓTESE DE QUE A TEORIA E A PRÁTICA SOBRE OS JOGOS, QUANDO INCORPORADAS NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE CONTRIBUEM NO ENSINO-APRENDIZAGEM. NESSA CONCEPÇÃO, O JOGO DEVE SER ENTENDIDO COMO UM INSTRUMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ATRAVÉS DE UMA REFLEXÃO CRÍTICA E SOCIAL, UMA VEZ QUE, UMA DAS PREMISSAS DA BRINCADEIRA CONSISTE EM TRABALHAR A PRÁTICA DAS TEORIAS DAS RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS, NESTE SENTIDO, O ALUNO TENTA APRENDER DE FORMA QUALITATIVA, POIS, O PROCESSO TORNA-SE MAIS DINÂMICO FORMANDO LEITORES E, SOBRE LÚDICO-MATEMÁTICO COM A AUTONOMIA DO ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O ESTUDO FUNDAMENTA-SE NOS SEGUINTES AUTORES: ANTUNES (2006), BRASIL (1998), LIBÂNEO (2008), PIAGET (1976) STAREPRAVO (2009), TEIXEIRA (2010) VYGOTSKY, (2003). DENTRE OUTROS QUE CORROBORAM COM A HIPÓTESE EM QUESTÃO. PALAVRAS-CHAVES: ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, LÚDICO, RACIOCÍNIO LÓGICO, JOGOS MATEMÁTICOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.