O ENSINO DE BIOLOGIA É BEM DIVERSIFICADO QUANDO SE TRATA DA ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, ENVOLVENDO FORMAS VARIADAS DE MEDIAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO ALUNO, BEM COMO NA MANEIRA DE AVALIÁ-LO. TAL ASPECTO ENVOLVE A PREPARAÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES DA ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, JÁ QUE A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE TENHA ACESSO A INSTRUMENTOS AVALIATIVOS QUE, PROPÕE-SE, ULTRAPASSEM AOS MÉTODOS CONVENCIONAIS DE AVALIAÇÃO. NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DEMONSTRAR A PERCEPÇÃO DE FUTUROS DOCENTES DE BIOLOGIA DO IFMA SOBRE O PROCESSO AVALIATIVO A PARTIR DE SUAS EXPERIÊNCIAS AVALIATIVAS NO CURSO DE LICENCIATURA E SUAS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES À PRÁTICA EDUCATIVA. A METODOLOGIA É BASEADA EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO, COM ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA DOS DADOS OBTIDOS A PARTIR DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, COM AUXÍLIO DO GOOGLE FORMULÁRIOS, JUNTO A 30 (TRINTA) ALUNOS DO 3º AO 7º PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO IFMA. CONSTATOU-SE QUE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE AVALIAÇÃO CONVERGE MAIS COM MÉTODOS CONVENCIONAIS DE AVALIAÇÃO, O QUE PREVALECE, SEGUNDO ELES, PELA AVALIAÇÃO SOMATIVA NO CURSO, SOMENTE COM ATRIBUIÇÃO DE NOTAS, MAS RESSALTAM QUE A QUALIDADE DEVE SOBREPOR A QUANTIDADE, POR INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COMO DEBATES, SEMINÁRIOS E ATIVIDADES EXTRACLASSE, QUE LHES SÃO PREFERENCIAIS. ISTO IMPLICA NA NECESSIDADE DE QUE O CURSO REVEJA SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS RELACIONADAS À AVALIAÇÃO, PARA QUE SEJA POSSÍVEL UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MAIS JUSTO AOS ALUNOS, PARA QUE ESTES ASSIM POSSAM APLICAR, COMO EDUCADORES, JUNTO AOS SEUS DISCENTES.