ESTE ARTIGO APRESENTA A ANÁLISE DE UM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS DO 6º ANO DO COLÉGIO MUNICIPAL CUSTÓDIO SENTO-SÉ, COM O OBJETIVO DE ANALISAR OS DESAFIOS VIVENCIADOS PELOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA. A PESQUISA É DE ENFOQUE QUALITATIVO E QUANTITATIVO, COM DESENHO NÃO EXPERIMENTAL, COM CORTE TRANSVERSAL, DO TIPO DESCRITIVA. BUSCOU, INICIALMENTE, ELABORAR UMA REVISÃO DA LITERATURA REFERENTE A TEMÁTICA, EM SEGUIDA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DURANTE OS MOMENTOS DE AULA, ATIVIDADE COMPLEMENTAR, REUNIÕES PEDAGÓGICAS E ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, COM O OBJETIVO DE COLHER INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS À REALIZAÇÃO DA PESQUISA EM APRESENTAÇÃO. NO ENTANTO, O RESULTADO DESTA PESQUISA POSSIBILITOU PERCEBER QUE OS DESAFIOS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA, QUE A MAIORIA DOS ALUNOS NÃO DOMINAM AS HABILIDADES NECESSÁRIAS, SENDO QUE TAIS HABILIDADES SÃO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA A TODO SER SOCIAL. A ESCOLA PRECISA OFERECER, ALÉM DO DOMÍNIO DOS CÓDIGOS DE LEITURA E ESCRITA, UMA LINGUAGEM QUE ATENDA A NECESSIDADE DE SEU PÚBLICO, DESPERTANDO O INTERESSE DOS ALUNOS PELO CONTEÚDO DA DISCIPLINA.