O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA, A PARTIR DO RECURSO ETNOMATEMÁTICA ALINHADO COM A PRÁTICA DA RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS. O OBJETIVO DESSA PESQUISA ESTÁ CENTRADO EM INVESTIGAR POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E COMO ELA PODE AUXILIAR NAS RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS DO COTIDIANO, COMPREENDER COMO A ETNOMATEMÁTICA PODE SER USADA NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALCANÇAR BONS RESULTADOS NA INTERPRETAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, INVESTIGAR SE O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA É EFICAZ A PARTIR DO USO DE CONHECIMENTOS PRÓPRIOS DA CULTURA DE UM POVO E, ANALISAR SE OBJETOS/UTENSÍLIOS DE CARACTERÍSTICAS “ETNO” PODEM CONTRIBUIR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA TANTO, A PARTIR DE PESQUISA REALIZADA COM AGRICULTORES E AGRICULTORAS COM VIVÊNCIA NO CAMPO FOI POSSÍVEL ELABORAR UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA QUE VIESSE ALINHAR OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS ADQUIRIDOS COM A VIVÊNCIA NO MEIO RURAL AOS ASSUNTOS MATEMÁTICOS ABORDADOS EM SALA DE AULA, TRAZENDO ASSIM O ALUNO A COMPREENDER AS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO E APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA FORMAL NO COTIDIANO.