O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DE UMA PESQUISA REALIZADA COM UMA PROFESSORA E SEIS ALUNOS NA PRIMEIRA FASE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE GARANHUNS-PE. TIVEMOS POR OBJETIVO GERAL COMPREENDER COMO OCORRE O PROCESSO DE ENSINO E AS MOTIVAÇÕES DOS ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO EJA E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: COMPREENDER COMO A PROFESSORA DESENVOLVE SUAS AULAS NA EJA, ENTENDER AS PERSPECTIVAS DO ALUNO DA EJA E REFLETIR O QUE LEVOU OS ALUNOS A REGRESSAR PARA SALA DE AULA. PARA ISTO, REALIZAMOS UMA COLETA DE DADOS A PARTIR DE DUAS OBSERVAÇÕES, PARA COMPARARMOS A TEORIA E A PRÁTICA DA DOCENTE, UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA (GIL 2008) COM TODOS OS SUJEITOS PESQUISADOS. ESCOLHEMOS ESSE INSTRUMENTO DEVIDO A NECESSIDADES DE APROPRIARMO-NOS DOS MÉTODOS UTILIZADOS PELA PROFESSORA E, PARA CARACTERIZAMOS OS SUJEITOS DA EJA. AO FINALIZARMOS ESTA PESQUISA, CONCLUÍMOS QUE SÃO INÚMERAS AS DIFICULDADES QUE AFETAM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, DURANTE MUITO TEMPO ESTA MODALIDADE ERA CONSIDERADA UMA EDUCAÇÃO COMPENSATÓRIA E NA VISÃO DE MUITOS PROFESSORES AINDA PREVALECE ESSE MODELO, NO QUAL INFLUENCIA NO TRABALHO DOCENTE. O ALUNO POR SUA VEZ REGRESSA A ESCOLA POR MOTIVOS RELACIONADOS A NECESSIDADES DE ALGUMAS FUNÇÕES SOCIAIS.