A PESQUISA EM TELA OBJETIVA APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA), DISPONÍVEL PELO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – NUARC, QUE ENTRE OUTRAS FUNÇÕES TAMBÉM AUXILIAM NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO, MAIS PRECISAMENTE NO TOCANTE DA DEFICIÊNCIA VISUAL. ESTE TRABALHO SURGIU DEVIDO A NECESSIDADE DE MANIFESTAR COMO OS RECURSOS, SERVIÇOS E PROCEDIMENTO DE/EM TA PODEM COLABORAR PARA A INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DV, NA URCA, SITUADA NO SUL CEARENSE. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA CUJO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO CONSISTE EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, DESENVOLVIDO POR MEIO DE PRÁTICAS E OBSERVAÇÕES QUANTO A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA DURANTE OS ANOS DE 2018 E MEADOS DE 2019 NO NUARC. OS RESULTADOS OBTIDOS VÊM RELATAR QUE O USO DA TA SEM O APOIO DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS SE TORNA DIFÍCIL E ESPECULATIVO. EM VISTA DO QUE FOI DITO, A UNIVERSIDADE PRECISA ABRIR OPORTUNIDADES PARA QUE OS ESTUDANTES SE ENCONTREM EM CONDIÇÕES DE ENTRAR NESSE AMBIENTE E PERMANECER. PARA ISSO, DESENVOLVER E UTILIZAR FERRAMENTAS QUE POSSAM GARANTIR ESSAS CONDIÇÕES É INDISPENSÁVEL.