ESTE RESUMO RELATA A INVESTIGAÇÃO, QUE ESTÁ EM PROCESSO PARA SER APRESENTADA COMO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO, DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - ÊNFASE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE – FURG, CAMPUS SÃO LOURENÇO DO SUL - RS. TEMOS COMO OBJETIVO COMPREENDER OS SIGNIFICADOS QUE EMERGEM NA PRODUÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO AO ARTICULAR O ENSINO DE CIÊNCIAS À VALORIZAÇÃO DA CULTURA DO POVO AFRICANO. PARA TANTO, REALIZAMOS A ANÁLISE DOS MATERIAIS PRODUZIDOS DURANTE UM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE, QUE INTEGROU A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, CURSO ESTE DENOMINADO (CO)EDUCAR: FORMAÇÃO DOCENTE NA ÁREA DO ENSINO DE CIÊNCIAS COM ENFOQUE EM UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, A PARTIR DA PRODUÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO. A QUESTÃO QUE ORIENTOU A PESQUISA FOI “COMO A PRODUÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO DE CIÊNCIAS ARTICULADO À VALORIZAÇÃO DA CULTURA DO POVO AFRICANO PODE CONTRIBUIR PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA?” COMO RESULTADOS APONTAMOS QUE A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS QUE PERMEIEM A CULTURA, A COMUNIDADE, SUAS CARACTERÍSTICAS ESPECIFICAS, COM O INTUITO DE VALORIZAR CADA SUJEITO E SUA CULTURA, RESPEITANDO A DIVERSIDADE E ARTICULADO AOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS PODE SER UMA DAS POSSIBILIDADES EM INSERIR COTIDIANAMENTE AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA SALA DE AULA.