ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO PROCESSO DE INTERPRETAÇÃO DAS TIRAS DE HUMOR ¹
SIRLEI MORAIS VIANA ²
RESUMO
OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) SUGEREM QUE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA SEJA FEITO COM BASE NOS GÊNEROS DO DISCURSO, OS QUAIS, SEGUNDO BAKHTIN (2011) OCORREM EM VÁRIAS ESFERAS DA ATIVIDADE HUMANA. DENTRE OS GÊNEROS DO DISCURSO COMUNS NO CONTEXTO ESCOLAR, ESTÁ A TIRA DE HUMOR, DEFINIDA POR RAMOS (2009) COMO UM TEXTO CURTO, EM QUADRINHOS, QUE APRESENTA UM DESFECHO INESPERADO. CONSIDERANDO A LEITURA COMO UM PROCESSO DINÂMICO, BUSCA-SE, COM ESSA PESQUISA, INVESTIGAR AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA ACIONADAS POR ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO COLÉGIO ESTADUAL GENERAL OSÓRIO (ITABUNA/BA), NA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DESSE GÊNERO. ACREDITA-SE QUE, A PARTIR DO USO DOS INSTRUMENTOS, OS ALUNOS APRESENTARÃO MOTIVAÇÕES PARA A MELHORA DE SUA COMPETÊNCIA NA LEITURA DO GÊNERO DISCURSIVO TIRAS DE HUMOR E TERÃO O ALCANCE DE MAIOR CONHECIMENTO LINGUÍSTICO DA LÍNGUA PORTUGUESA. DENTRE AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES E ALUNOS, CONSIDERAREMOS AS ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS, A SABER: OBSERVAÇÃO DE DETALHES RELEVANTES COMO ASPECTOS LINGUÍSTICOS E IMAGENS; CHECAGEM OU VERIFICAÇÃO; PREDIÇÃO; AUTOMONITORAMENTO DA COMPREENSÃO. POR FIM, ESPERA-SE CONSTATAR QUE AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ALUNOS NA COMPREENSÃO DAS TIRAS DE HUMOR ESTÃO RELACIONADAS À QUESTÃO DE QUE A RECEPÇÃO DO GÊNERO SE CONFIGURA APENAS COMO UMA LEITURA PARA EXECUÇÃO DE TAREFA ESCOLAR BEM COMO DEVIDO AO BAIXO NÍVEL DE PROFICIÊNCIA EM LEITURA.
PALAVRAS-CHAVE: GÊNEROS TEXTUAIS; LÍNGUA PORTUGUESA; PESQUISA QUALITATIVA; TIRAS DE HUMOR, ESTRATÉGIAS.