LEAL, Ludwig Felix Machado et al.. Logoterapia, comunidade e educação. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/61006>. Acesso em: 23/12/2024 06:41
ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE COMO A LOGOTERAPIA PODE SER APLICADA SOCIALMENTE, ESPECIALMENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO. PARTE-SE DA COMPREENSÃO QUE UMA COMUNIDADE É COMPOSTA POR UM GRUPO DE PESSOAS QUE PODEM SE REALIZAR NA MEDIDA EM QUE FAZEM PARTE DELA, ONDE A SUBJETIVIDADE DEVE SER RESPEITADA. ASSIM, ENTENDE-SE QUE NA COMUNIDADE ESTÁ A BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS, POIS A PARTIR DELA O SUJEITO PODE CONHECER O MUNDO E APRENDER A INTERAGIR COM ELE. NA COMUNIDADE OS SUJEITOS PODEM IDENTIFICAR-SE OU NÃO COM O QUE LHES FOI ENSINADO, PODENDO OPTAR POR DAR CONTINUIDADE AO MODO DE VIDA QUE APRENDEU OU SAIR DELA E IR EM BUSCA DE OUTROS VALORES, QUE TAMBÉM ESTARÃO PRESENTES EM OUTRAS COMUNIDADES. DESSE MODO, COMPREENDE-SE QUE A COMUNIDADE É A BASE PARA A SOCIEDADE E QUE FORA DA INSERÇÃO NO MEIO SOCIAL NÃO HÁ COMO TORNAR-SE SER HUMANO.