ESTE ESTUDO, TRATA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E DO SURGIMENTO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS COMO MODELO DE DESENVOLVIMENTO PARA SOCIEDADE BRASILEIRA EM RELAÇÃO AO CAMPO. TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E OS MOVIMENTOS SOCIAIS. O TEXTO É UM RECORTE DA MONOGRAFIA INTITULADA: MULTICULTURALISMO E ESCOLA DO CAMPO: PRÁTICA DOCENTE CLASSES MULTISSERIADAS. TIVEMOS COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA, PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM FOCO NAS OBRAS DE AUTORES QUE DISCUTEM A TEMÁTICA EM ESTUDO, ARROYO, CALDART, MOLINA (2004), AZEVEDO (2006), ROCHA (2010), ALÉM DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDBEN, 9394/96, ENTRE OUTROS. SABEMOS, AINDA, QUE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, ESTÁ INSERIDA EM DIVERSAS MODALIDADES COMO O SUJEITO E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, A LUTA POR DIREITOS AO TRABALHO, MORADIA, E EDUCAÇÃO. PORTANTO, ESTE ESTUDO NOS POSSIBILITOU UMA REFLEXÃO ACERCA DAS POLÍTICAS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO DO CAMPO, NO QUE DIZ RESPEITO AOS SUJEITOS E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, A LUTA POR DIREITOS AO TRABALHO, MORADIA, EDUCAÇÃO ENTRE OUTROS ASPECTOS QUE FAZEM PARTE DA DINÂMICA DOS POVOS QUE VIVEM NO CAMPO.