O PLANEJAMENTO NO ÂMBITO EDUCACIONAL, PRINCIPALMENTE NAS AÇÕES DO PROFESSOR NO ESPAÇO ESCOLAR, TORNA-SE UMA FERRAMENTA INSUBSTITUÍVEL PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA, OU SEJA, O PLANEJAMENTO É UM CAMINHO VIÁVEL PARA SE ATINGIR OS OBJETIVOS PREVISTOS. NESTE SENTIDO, A PESQUISA BUSCOU DISCUTIR E INVESTIGAR A CERCA DO PLANEJAMENTO EM SALA DE AULA, COM O OBJETIVO DE VERIFICAR QUAL A VISÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO À PRÁTICA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR, QUAL CONCEPÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O DIA A DIA DE SALA DE AULA, COMO O PLANEJAMENTO CONTRIBUI PARA A MELHORIA DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM E COM QUAL FREQUÊNCIA O PROFESSOR PLANEJA SUAS ATIVIDADES ESCOLARES. PARA AVERIGUAÇÃO DOS DADOS, OCORREU POR INTERMÉDIO DE PESQUISA DE CAMPO, ONDE FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO NO FORMATO ESCALA LIKERT, APLICADO A 20 PROFESSORES DE ALGUMAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NA CIDADE DE CODÓ-MA, COMO TAMBÉM FEZ-SE UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA COM BASE NOS AUTORES: EVANGELISTA (2011); HAYDT (2011); SALERMOA (2018); THOMAZI E ASINELLI (2009); ENTRE OUTROS. PARA ESTES AUTORES O PLANEJAMENTO ESTÁ PRESENTE EM NOSSO DIA A DIA, SEJA NA ÁREA PESSOAL OU PROFISSIONAL, POIS O PLANEJAMENTO É UM PROCESSO QUE ENVOLVE REFLEXÃO, ELABORAÇÃO E AÇÃO. OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO PERMITIU OBSERVAR QUE UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DE PROFESSORES COMPREENDE A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO, COMO CONCORDAM QUE O ATO DE PLANEJAR É VITAL PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, PRECISANDO SER CONTÍNUO PARA FAVORECER MELHOR QUALIDADE DE ENSINO AO PROCESSO EDUCACIONAL.