Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E O FUNCIONAMENTO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Palavra-chaves: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, EDUCAÇÃO ESPECIAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO É FRUTO DE ATIVIDADES REALIZADAS NO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - NÚCLEO DE ESTUDOS DE DIDÁTICA, INTERAÇÃO E METODOLOGIAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (NEDIMPE) GRUPO QUE DESDE O ANO DE 2018 REÚNE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PROFISSIONAIS ATUANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA CIDADE DE ITAPIPOCA E MUNICÍPIOS VIZINHOS NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA (FACEDI), CAMPOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. ESTA PRODUÇÃO APRESENTA COMO OBJETIVOS ANALISAR COMO AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS INFLUENCIARAM NO ESTABELECIMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA; CONHECER COMO OCORRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NA EDUCAÇÃO BÁSICA E COMPREENDER COMO ESSE SUPORTE AJUDA A INCLUIR CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR. PARA ISSO, FOI REALIZADA EM 2019 UMA PESQUISA DE CAMPO PAUTADA EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA COM CINCO PROFESSORES DE AEE QUE TRABALHAM NA CIDADE DE ITAPIPOCA-CEARÁ BUSCANDO ENTENDER COMO OCORRE E QUAL A IMPORTÂNCIA DESSE TRABALHO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR. OS TRABALHOS DE MANTOAN (2015) E SAMPAIO E SAMPAIO (2009) FORAM RELEVANTES PARA A ANÁLISE DE DADOS. COM ISSO, PERCEBEU-SE QUE ESSE ATENDIMENTO AUXILIA OS PROFESSORES NO ENSINO REGULAR A INCLUIR O ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, PORÉM ELE NÃO PODE SER CONFUNDIDO COM UM REFORÇO ESCOLAR E QUE O APOIO DA FAMÍLIA É FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO.

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