A DISCUSSÃO ACERCA DA EA VEM SENDO ABORDADA NO MUNDO DESDE A CONFERÊNCIA INTERGOVERNAMENTAL REALIZADA NA SUÉCIA EM 1972, E HOJE DEVIDO AOS GRAVES DESASTRES AMBIENTAIS OCORRIDOS NA SOCIEDADE TORNOU-SE UM TEMA RECORRENTE NOS DEBATES ACADÊMICOS, ASSIM ESTA PESQUISA APRESENTA COMO OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA EA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, POR MEIO DAS ATIVIDADES CURRICULARES NA ESCOLA ESTADUAL MÁRIO CHERMONT. O PRESENTE ARTIGO APRESENTA A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A SOCIEDADE: A IMPORTÂNCIA DA EA NO ENSINO BÁSICO, DESCREVENDO QUE A ESCOLA TEM UM PAPEL IMPORTANTE DE INSTRUIR SEUS ALUNOS A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE, ATRAVÉS DA DISCIPLINA E PROJETOS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR E NA COMUNIDADE PARA A PRÁTICA DA CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE. ESTE ESTUDO, TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA, EXPLORATÓRIA, ALINHADA COM REVISÃO DE LITERATURA, A PARTIR DE MATERIAIS PESQUISADOS POR OUTROS AUTORES POR MEIO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS, MONOGRAFIAS, PERIÓDICOS NA BIBLIOTECA VIRTUAL DE EDUCAÇÃO, LITERATURA LATINO-AMERICANA E DO CARIBE EM CIÊNCIAS DA SAÚDE E INFORMAÇÕES ESPECIALIZADAS EM SITES. O ESTUDO MOSTRA QUE A PRÁTICA DA EA NO CONTEXTO ESCOLAR É NECESSÁRIA, SALIENTANDO A IMPORTÂNCIA DESSE TEMA NO ENSINO BÁSICO, A FIM DE TORNAR OS EDUCANDOS CIDADÃOS CRÍTICOS E REFLEXIVOS, CONTRIBUINDO PARA MELHORAR O ATUAL PANORAMA DOS RECURSOS NATURAIS EXPLORADOS DE MANEIRA INSUSTENTÁVEL NA SOCIEDADE. ENFIM, A EA DESPERTA NO ALUNO A SENSIBILIZAÇÃO DE PRESERVAÇÃO DA NATUREZA, A PRÁTICA DA CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE. COM ISSO, O SER HUMANO DEVE CONHECER, ENTENDER, CUIDAR E PRESERVAR O MEIO AMBIENTE E COMPREENDER QUE O FUTURO DEPENDE DO EQUILÍBRIO ENTRE HOMEM E NATUREZA E DO USO RACIONAL DOS RECURSOS NATURAIS. E ASSIM, O EDUCADOR DEVE SENSIBILIZAR OS ALUNOS PARA QUE ELES ADQUIRAM A EXPERTISE DE LIDAR COM AS QUESTÕES AMBIENTAIS NA ESCOLA E NA COMUNIDADE.