A REDE DE ENSINO DO ESTADO DO CEARÁ CONTA COM UMA DAS MAIORES REDES DE ENSINO MÉDIO INTEGRADA A PROFISSIONALIZAÇÃO. PERFAZENDO UM QUINTO DE SUA OFERTA. CORRESPONDENDO A 119 UNIDADES E SEUS RESULTADOS SÃO RESPONSÁVEIS PELAS MELHORES NOTAS DE IDEB DO ESTADO, SENDO QUINTO NO RANKING NACIONAL E TEM UMA TAXA DE INSERÇÃO DE 30% NO MERCADO E 40% NO ENSINO SUPERIOR. PORÉM, AINDA É TAXADA POR APRESENTA-SE COM TECNICISTA E DUALISTA PEDAGÓGICA. PARTE-SE DA QUESTÃO: O QUE AINDA HÁ DE TECNICISMO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL-EEEP? PARA TANTO, TEM-SE POR OBJETIVO GERAL: APRESENTAR O MODELO EDUCACIONAL DESENVOLVIDOS POR ESTAS ESCOLAS, COMO EXEMPLO DE INSERÇÃO SOCIAL E ACADÊMICA, AO MESMO TEMPO QUE SE DISTÂNCIA DO TECNICISMO CLÁSSICO POR MEIO DE SUAS INOVAÇÕES METODOLÓGICAS, PARA ISSO, TEM-SE POR INSTRUCIONAIS: A) APRESENTAR O MODELO TECNICISTA E DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO NO BRASIL E B) CARACTERIZAR O MODELO PEDAGÓGICO DAS EEEP/CE E SEUS AVANÇOS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE SEUS ALUNOS. USOU-SE O APORTE TEÓRICO DE LIMA (2013) E SAVIANI (2008, 2015 E 2016), PRINCIPALMENTE, PARA A COMPREENSÃO DO MODELO TECNICISTA NO BRASIL. COMO METODOLOGIA A PESQUISA QUALITATIVA, COM ABORDAGEM DIRETA INTENSIVA, TIPO ENTREVISTA OS PRINCIPAIS DADOS NUMÉRICOS FORAM DISPONIBILIZADOS PELA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO (COEDP/SEDUC) E O DEPOIMENTO DE 08 (OITO) ALUNOS, 03 (TRÊS) PROFESSORES E 02 (DOIS) GESTORES QUE EXPUSERAM SEUS NÍVEIS DE SATISFAÇÃO COM O MODELO PEDAGÓGICO DESTAS ESCOLAS. OS PRIMEIROS ACHADOS APRESENTAM A CAMINHOS CLAROS DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.