OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM OCUPAM UM ESPAÇO RELEVANTE NO DEBATE ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. EM PARTICULAR, VEM-SE ESTUDANDO SOBRE A NECESSIDADE DA ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS AVALIATIVAS QUE ABORDEM OS INDIVÍDUOS NUMA PERSPECTIVA MAIS INTEGRAL E FORMATIVA. DESSE MODO, REFLETIR SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO ADOTADAS POR INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PARTICULAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE ENFERMAGEM DA FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA DE MOSSORÓ – FACENE, NO RIO GRANDE DO NORTE. TRATA-SE DE RELATO DE EXPERIÊNCIA, ELABORADO A PARTIR DE VIVÊNCIAS DO PROCESSO AVALIATIVO NA DISCIPLINA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO ADULTO, MINISTRADA NO CURSO DE ENFERMAGEM DA REFERIDA INSTITUIÇÃO. APÓS SUCESSIVAS LEITURAS DAS ANOTAÇÕES E MEMÓRIAS ACERCA DAS ESTRATÉGIAS AVALIATIVAS EXPERIENCIADAS, FOI REALIZADA UMA ANÁLISE DESSAS VIVÊNCIAS À LUZ DE AUTORES. COMO RESULTADOS E DISCUSSÕES, IDENTIFICOU-SE QUE O MODELO DE AVALIAÇÃO DA REFERIDA INSTITUIÇÃO TRAZ INOVAÇÕES, AO PROPOR QUE O ALUNO SEJA AVALIADO NÃO SÓ POR MEIO DE PROVA ESCRITA, MAS TAMBÉM POR ATIVIDADES NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, BEM COMO POR MEIO DE ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL. ESSA ÚLTIMA MERECE ÊNFASE, PORQUE POSSIBILITA QUE O ALUNO POSSA DESENVOLVER OUTRAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES, ALÉM DAS COGNITIVAS, TAIS COMO: AS ATITUDINAIS, RACIOCÍNIO, AGILIDADE, DENTRE OUTRAS. POR FIM, CONCLUI-SE QUE A AVALIAÇÃO NÃO SIGNIFICA MENSURAR VALORES, E SIM VERIFICAR O CAMINHO PERCORRIDO PELO ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, DESTACANDO O QUE JÁ APRENDEU E POTENCIALIZANDO O QUE PRECISA APRIMORAR.