CONSIDERANDO A ATUAL SITUAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO NO BRASIL, ONDE APRESENTA VÁRIAS FALHAS, DESDE A FALTA DE INVESTIMENTO POR PARTE DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS EM UMA MELHOR INFRAESTRUTURA, ATÉ O DÉFICIT DE COMPROMETIMENTO ENTRE EDUCADORES/ALUNOS NUMA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA DE ENSINO MAIS EFICIENTE. ESTA PESQUISA BUSCOU ANALISAR O USO DA PARÓDIA COMO UM RECURSO DIDÁTICO QUE SOLUCIONE PARTE DESSES PROBLEMAS, PORTANTO, INVESTIGOU SE O USO DA PARÓDIA NA ABORDAGEM SOBRE OS VÍRUS DENTRO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, NUMA DETERMINADA TURMA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM ASSOCIAÇÃO COM O EXERCÍCIO DO ESTÁGIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, APRESENTA RESULTADOS RELEVANTES PARA QUE SE POSSA ANALISAR ESSA DIDÁTICA COMO UMA ALTERNATIVA PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA CONSISTIU NO USO DE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS QUE FORAM APLICADOS ANTES E APÓS UMA ABORDAGEM SOBRE OS VÍRUS ATRAVÉS DE UMA PARÓDIA QUE FOI CRIADA PELO PESQUISADOR E APLICADA EM SALA DE AULA COM OS PESQUISADOS. PARA ANALISAR OS DADOS, FOI UTILIZADO O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN, ALÉM DAS ANÁLISES ESTATÍSTICAS QUE PERMITIRAM UMA MELHOR AVALIAÇÃO ACERCA DO DESEMPENHO DE CADA ESTUDANTE.