NOS DIAS ATUAIS É IMPORTANTE QUE OS ALUNOS ESTEJAM INSERIDOS NO ESPAÇO ESCOLAR NÃO APENAS PARA APRENDER CONTEÚDOS, MAS PARA SE FORMAREM COMO CIDADÃOS. A IMPORTÂNCIA DE DIFERENTES METODOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, QUE TEM O OBJETIVO DE POTENCIALIZAR O ENSINO, É UMA REALIDADE QUE OS PROFESSORES PODEM ADEQUAR AS SUAS AULAS. COM ISSO, ESTE TRABALHO PROPÔS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NAS AULAS DE GEOGRAFIA O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS, COM O OBJETIVO DE CONTRIBUIR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E ENTENDIMENTO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS, ASSIM COMO A UTILIZAÇÃO DA LUDICIDADE PARA COMPLEMENTAR AS INFORMAÇÕES E CONTEÚDOS ABORDADOS EM SALA DE AULA. A AÇÃO OCORREU EM DUAS ETAPAS: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE TRABALHOS JÁ PRODUZIDOS SOBRE ESSA TEMÁTICA E APLICAÇÃO DE ATIVIDADES COM ALUNOS. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, CONCLUÍ QUE A LUDICIDADE É UMA ÓTIMA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA AUXILIAR NAS AULAS DE MANEIRA PRÁTICA E DINÂMICA, E QUE TODO PROFESSOR PODE E DEVE UTILIZAR EM SUAS AULAS.