ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE EDUCACIONAL HOT POTATOES COMO FERRAMENTAS DE SONDAGEM E CONSOLIDAÇÃO DE CONHECIMENTOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS. FOI UTILIZADO COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO A PESQUISA PARTICIPANTE COM COLETA DE DADOS FEITO POR DA OBSERVAÇÃO. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS COM O CONTEÚDO OS SENTIDOS DO CORPO HUMANO. A MESMA FOI EXECUTADA EM DOIS MOMENTOS, SENDO O PRIMEIRO VOLTADO PARA A EXPLICAÇÃO DA FUNCIONALIDADE DO SOFTWARE HOT POTATOES E O SEGUNDO MOMENTO, FOI A APLICAÇÃO DE UM EXERCÍCIO AVALIATIVO UTILIZANDO UM QUIZ, ELABORADA COM A REFERIDA FERRAMENTA. O ESTUDO TEVE COMO PÚBLICO ALVO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE UMA ESCOLA MUNICIPAL SITUADA NO ESTADO DA PARAÍBA E FOI DESENVOLVIDO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019. CONSTATOU-SE, COM AS OBSERVAÇÕES REALIZADAS, QUE A APLICABILIDADE DO SOFTWARE NA AÇÃO AVALIATIVA, É UM RECURSO QUE PODE OFERECER GRANDES VANTAGENS E BENEFÍCIOS PARA ALUNOS E PROFESSORES. O ESTUDO OBTEVE RESULTADOS SATISFATÓRIOS E ALCANÇOU O OBJETIVO TRAÇADO INICIALMENTE.