NESTE TRABALHO ABORDAREMOS AS REFLEXÕES SOBRE O INCENTIVO À LEITURA, COMPREENDENDO A SUA IMPORTÂNCIA NA INCLUSÃO DOS ESTUDANTES NA SOCIEDADE. O OBJETIVO DESTA PESQUISA EXPLORATÓRIA, VINCULADA A INICIAÇÃO CIENTÍFICA, FOI INVESTIGAR O INCENTIVO À LEITURA NA ESCOLA PÚBLICA COM ESTUDANTES DOS 4º E 5º ANOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. PARTICIPARAM DO PROJETO 40 ESTUDANTES, SENDO DE OITO ESCOLAS PÚBLICAS DIFERENTES. APESAR DO ESTUDO SER DE CARÁTER QUALITATIVO, TAMBÉM CONSIDERAMOS ALGUNS ASPECTOS QUANTITATIVOS, PARA OFERECER MAIS SUBSÍDIOS PARA NOSSA REFLEXÃO. UTILIZAMOS QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, PERMITINDO CONFRONTAR OS DADOS ENTRE AS ESCOLAS ENVOLVIDAS. NA ANÁLISE TIVEMOS O CONHECIMENTO DA CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE A LITERATURA E SUA IMPORTÂNCIA, MAS NOS DEPARAMOS COM ALGUMAS RESISTÊNCIAS A LEITURA, NOS LEVANDO A INFERIR AS LIMITAÇÕES DE PROCESSOS DE INCENTIVO NO CONTEXTO DE ALGUMAS ESCOLAS. ASSIM SENDO, DISTANCIAMENTOS SÃO CONSTITUÍDOS EM UMA SOCIEDADE QUE LER E LETRAR SÃO ESSENCIAIS NAS RELAÇÕES.