O RESPECTIVO TRABALHO TEVE POR OBJETIVO PREENCHER AS LACUNAS NA APRENDIZAGEM DE PORCENTAGEM EM UMA TURMA DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DO USO DO JOGO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA ZONA RURAL DE ARAPIRACA – AL. PARA TANTO, FOI FEITO UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE PORCENTAGEM PARA OS ALUNOS E DAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO USO DO JOGO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. A PESQUISA SE CONFIGURA COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. PODE-SE PERCEBER QUE POR MEIO DO JOGO OS ALUNOS CONSEGUIRAM SANAR SUAS DÚVIDAS, PREENCHENDO AS LACUNAS APRESENTADAS NA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE PORCENTAGEM E SE MOSTRARAM MAIS PARTICIPATIVOS E MOTIVADOS A ESTUDAR MATEMÁTICA. ESPERA-SE QUE ESTE TRABALHO POSSIBILITE UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DOS JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.