O PRESENTE ARTIGO TEM COMO LÓCUS DE PESQUISA A ESCOLA E COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO OS CENTROS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CEARÁ. PRETENDE ANALISAR, AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS NARRATIVAS DOS DOCENTES QUE COMPÕEM OS CEJAS, A RELEVÂNCIA DESTES CENTROS NO ESTADO PARA A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E PARA A REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO. PROPÕE-SE ANALISAR PERSPECTIVAS DE MELHORIAS PARA O LUGAR DOS CEJAS NA REDE ESTADUAL, E DESENVOLVER FORMAS DE REDESENHAR DIREÇÕES PARA SEU CRESCIMENTO E FORTALECIMENTO. QUANTO À METODOLOGIA E ÀS TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS, A PESQUISA FOI CONSOLIDADA ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS, COM A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA ORAL, SENDO ESTAS GRAVADAS, TRANSCRITAS, TEXTUALIZADAS, VALIDADAS (FLICK, 2009), E ENTRECRUZADAS COM OUTRAS FONTES. O USO DESSA METODOLOGIA, PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS EDUCACIONAIS, TORNA-SE RELEVANTE, POR POSSIBILITAR O TRABALHO COM NARRATIVAS DE PESSOAS QUE TESTEMUNHAM COTIDIANAMENTE OS SABERES-FAZERES DA ESCOLA E QUE SÃO SUJEITOS DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS, PODENDO PERCEBER A REALIDADE COTIDIANA E SUA ATUAÇÃO NUM CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL. O REFERENCIAL TEÓRICO DESSE PROJETO DE TESE TEM FUNDAMENTAÇÃO CONCEITUAL NORTEADA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, E NAS EXPERIÊNCIAS E NARRATIVAS DOCENTES. PRETENDE-SE, A PARTIR DO TRABALHO FOMENTAR O DEBATE ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO, E MAIS ESPECIFICAMENTE, DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, NOS CENTROS QUE OFERTAM ESSA MODALIDADE EDUCACIONAL NO CEARÁ.