A AMPLIAÇÃO DO ACESSO A TECNOLOGIAS DIGITAIS, ASSOCIADA A RAPIDEZ COM QUE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TICS EVOLUEM, AMPLIANDO O ACESSO À INFORMAÇÃO, DEMANDAM ALTERAÇÕES NO PAPEL DAS ESCOLAS E NO COMPORTAMENTO DE PROFESSORES E EDUCADORES EM GERAL. A ESCOLA NÃO DETÉM MAIS A EXCLUSIVIDADE NA DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS E SABERES, O QUE TORNA NECESSÁRIA UMA RECONSTRUÇÃO DE CONTEÚDOS, METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE ENSINO INTEGRADAS ÀS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS, SOB PENA DA ESCOLA PERDER RELEVÂNCIA NA SOCIEDADE ATUAL. NESTE SENTIDO, PRETENDEMOS ANALISAR A REALIDADE DE PROFESSORES DAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS HUMANAS QUE ATUAM EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO CEARÁ, BUSCANDO COMPREENDER SUAS PERCEPÇÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DAS TICS NA ESCOLA E NAS SUAS ATIVIDADES DE ENSINO, BEM COMO SEUS NÍVEIS DE CONHECIMENTO TÉCNICO E UTILIZAÇÃO OU NÃO DESTAS TECNOLOGIAS EM SUAS AULAS. COM ESTE TRABALHO, ESPERAMOS, A PARTIR DE UM DIÁLOGO COM AUTORES E OBRAS QUE TRABALHAM COM TEMAS LIGADOS A TICS, PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E CURRÍCULOS ESCOLARES, PRODUZIR UMA ANÁLISE DA REALIDADE EDUCACIONAL DO ESTADO DO CEARÁ E DA UTILIZAÇÃO DE TICS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS HUMANAS. ESPERAMOS QUE ESTE ESTUDO PRODUZA RESULTADOS CAPAZES DE FAVORECER UM CONHECIMENTO APROFUNDADO DAS QUESTÕES ABORDADAS E QUE CONTRIBUA NA BUSCA PELO DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E INTEGRADA ÀS DEMANDAS DO SÉCULO XXI.