ESTE TRABALHO, PRETENDE ABORDAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO ESCOLAR PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS, QUE POSSAM AUXILIAR A INTERAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA, ATRAVÉS DE MÉTODOS PRÁTICOS LÚDICOS E CRIATIVOS. A METODOLOGIA ADOTADA FOI UMA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA, QUE TEVE POR OBJETIVO ANALISAR A VISÃO DE AUTORES SOBRE O TEMA PROPOSTO. CONSIDEROU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DESTES MÉTODOS PEDAGÓGICOS É CAPAZ DE CONTRIBUIR NÃO SOMENTE NA AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS, COMO TAMBÉM NA AUTONOMIA DA CRIANÇA, EM COLOCA-LA PARA PARTICIPAR ATIVAMENTE DAS ATIVIDADES, ALÉM DE SER UMA EXCELENTE ALTERNATIVA PARA O PROFESSOR TRABALHAR SEUS CONTEÚDOS DIDÁTICOS E QUESTÕES DE PRECONCEITO, COMUMENTE VIVENCIADAS POR ESTES ALUNOS DENTRO DO ÂMBITO ESCOLAR.