O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES A RESPEITO DO SEU SOFRIMENTO, ENTENDENDO A RELAÇÃO DE EXPLORAÇÃO PROFISSIONAL E O SOFRIMENTO. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CAMPO, DESCRITIVO E DE NATUREZA QUALITATIVA, NO QUAL FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO SOCIODEMOGRÁFICO E UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA QUE SERÃO ANALISADOS POR MEIO DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN. PARTICIPARAM DA PESQUISA 26 PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO QUE TRABALHAM EM JOÃO PESSOA –PB, COM IDADES ENTRE 25 A 55 ANOS. ATRAVÉS DOS RESULTADOS, FICOU EVIDENTE QUE O TRABALHO DESENVOLVIDO POR ESSES TRABALHADORES É MARCADO POR QUEIXAS RELACIONADAS A SUPERLOTAÇÃO DAS SALAS DE AULA, DIFICULTANDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM; A FALTA DE MANUTENÇÃO DAS FERRAMENTAS DE TRABALHO; E DIFICULDADES RELACIONADAS A ESTRUTURA DO AMBIENTE DE TRABALHO. NESSE SENTIDO, ALERTAMOS PARA A IMPORTÂNCIA DE PROPICIAR BOAS CONDIÇÕES DE TRABALHO, JÁ QUE A PERSISTÊNCIA DE UMA SITUAÇÃO DE PRECARIEDADE PODE INTERFERIR, COMO VIMOS, NA QUALIDADE DO TRABALHO REALIZADO E EM DIMENSÕES SUBJETIVAS QUE SE MANIFESTAM EM SENTIMENTO DE EXPLORAÇÃO DA ATIVIDADE DOCENTE, O QUE PODE RESULTAR EM DESGASTE, DESMOTIVAÇÃO E PROBLEMAS DE SAÚDE.