ESTE ARTIGO É UM RECORTE DE UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, APRESENTADO EM JULHO DE 2019, QUE APRESENTA CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS A RESPEITO DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES DOCENTE. A PESQUISA FOCA SEU OLHAR SOBRE A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E A CONSTITUIÇÃO DE SABERES NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NA UFPI. FORMAÇÃO, ESSA, REPLETA DE SABERES E CONHECIMENTOS, SENDO A FIGURA DO PROFESSOR A BASE QUE SUSTENTA A FORMAÇÃO EDUCACIONAL HUMANA, QUE POSSIBILITA TAMBÉM A FORMAÇÃO DE OUTROS PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA. O PROBLEMA DO ESTUDO FOI SABER: DE QUE FORMA A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA POSSIBILITA A CONSTRUÇÃO DE SABERES NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA UFPI? E O OBJETIVO GERAL É COMPREENDER DE QUE FORMA A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA POSSIBILITA A CONSTRUÇÃO DE SABERES NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA UFPI. OS SUJEITOS E CAMPO DE ESTUDO COMPREENDEM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI. PARA REALIZAÇÃO DO ESTUDO, ABORDAMOS A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, APRENDIZAGEM, SABERES DOCENTE TOMANDO COMO REFERENCIAL TEÓRICO BORGES (2004), DEMO (2012), COULON (1995) ENTRE OUTROS. A PESQUISA TEVE ABORDAGEM QUALITATIVA DE CARÁTER ETNOMETODOLÓGICO. O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA COLETA DE DADOS FOI O QUESTIONÁRIO ABERTO. A PESQUISA POSSIBILITOU COMPREENDER DE QUE MANEIRA A MEDIAÇÃO PEDAGOGIA POSSIBILITOU A CONSTITUIÇÃO DE SABERES DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL PEDAGOGO. E COMO SÃO AFLORADOS, POR MEIO, DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DOCENTE E A INFLUENCIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DESSES SABERES.