O OBJETIVO DESTE ESTUDO É REALIZAR UMA REFLEXÃO ACERCA DA PRESENÇA DAS TDIC NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS EM DOIS CENTROS DE EXCELÊNCIA DE ARACAJU/SE. CENTRO DE EXCELÊNCIA PROFESSORA MARIA IVANDA DE CARVALHO NASCIMENTO E O CENTRO DE EXCELÊNCIA VITÓRIA DE SANTA MARIA. FOCANDO SEU ESTUDO NA PROPOSTA DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NA SALA DE AULA POR ESSAS INSTITUIÇÕES. A METODOLOGIA PARTIRÁ DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, COM UM ESTUDO REFLEXIVO DE NATUREZA DOCUMENTAL QUE UTILIZARÁ COMO FONTES OS DOIS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS. PARA A REFLEXÃO DOS DADOS COLETADOS NOS DOIS PROJETOS, UTILIZAREMOS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA MAPAS CONCEITUAIS. A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SERÁ EMBASADA EM TEXTOS DE AUTORES QUE TRATAM DA IMPORTÂNCIA DESSES ESTUDOS NO DEBATE DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS E INVESTIGADORES QUE DEFENDEM OS POTENCIAIS DAS TDIC NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ASSIM COMO AS DISCUSSÕES ACERCA DOS DESAFIOS DA ESCOLA NO NOVO MILÊNIO, COMO FORMA DE ENTENDER A RELEVÂNCIA DA PRESENÇA DESSES RECURSOS NAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO SÉCULO XXI, EM ESPECIAL DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO QUE VEM PASSANDO POR REFORMULAÇÕES CURRICULARES, VISTO O MOMENTO OPORTUNO PARA REVISÃO DE CONCEITOS E DIRECIONAMENTOS.