A PESQUISA TRATA SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A APRENDIZAGEM DO ALUNO ESPECIAL A PARTIR DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE), BEM COMO AS DISCUSSÕES QUE SURGIRAM NO FINAL DO 8º PERÍODO PARA CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA, NA MODALIDADE À DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA, PROPORCIONANDO UM ENCONTRO COM A OBSERVAÇÃO IN LÓCUS NUMA ESCOLA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE SÃO LUÍS - MA, ENQUANTO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO. UTILIZOU-SE EM SUA SÍNTESE METODOLÓGICA A ABORDAGEM QUALITATIVA EXPLORATÓRIA, DESCRITIVA E DE CAMPO, SENDO ESTA APLICADA A DOIS SUJEITOS: UMA PROFESSORA DA SALA REGULAR DE ENSINO E UMA PROFESSORA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. O APORTE TEÓRICO FUNDAMENTOU-SE NAS ORIENTAÇÕES DE DOCUMENTOS COMO A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA (2008), CF (1988, ART. 208), LDB (1996, ART. 4), INSTITUÍDAS PELA RESOLUÇÃO Nº 02/2001, QUE GARANTEM O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, PREFERENCIALMENTE NA REDE REGULAR DE ENSINO, COM A ELIMINAÇÃO DE PRECONCEITOS E BARREIRAS. PARA MELHOR COMPREENSÃO DESTA PESQUISA, A MESMA SERÁ APRESENTADA DA SEGUINTE FORMA: INTRODUÇÃO, METODOLOGIA, RESULTADOS, CONCLUSÃO E REFERÊNCIAS.