ESTE PRESENTE TRABALHO PRETENDE DIALOGAR COM ALGUNS AUTORES CLÁSSICOS E CONTEMPORÂNEOS SOBRE A AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL É COMPREENDIDA COMO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE INFORMAÇÕES QUE ATENDE AS NECESSIDADES DE APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS DE 0-5 ANOS. È UM CONSTRUTO DA AÇÃO EDUCATIVA, E CADA NÍVEL DE ENSINO DELIMITA COM AS EXPECTATIVAS DA APRENDIZAGEM, POIS DELES DEPENDEM OS CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO, QUE REPRESENTA QUE TIPO DE SUJEITO AS ESCOLAS QUEREM FORMAR E DAÍ CONSTITUI O PERFIL DE SAÍDA DAS CRIANÇAS PARA O PRÓXIMO NÍVEL, SE TORNANDO REFERÊNCIA PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DISCUTIR A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DE UM DIÁLOGO COM ALGUNS AUTORES, LEVANTANDO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA PROPOSTA CONSTRUTIVISTA, ANALISANDO O QUE FALA AS ORIENTAÇÕES DA BNCC. CONCLUI-SE O ARTIGO APRESENTANDO A IMPORTÂNCIA QUE A AVALIAÇÃO ATRAVÉS DE INSTRUMENTOS DE REGISTROS DE ACOMPANHAMENTO DE CADA CRIANÇA FACILITA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR, PARA MELHORAR O DESEMPENHO E O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS.