O PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA) E DENTRE OUTROS PROGRAMAS VEM PROMOVENDO AÇÕES NA PERSPECTIVA DE MINIMIZAR AS DIFICULDADES POR PARTE DOS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA. ESSE PROCEDIMENTO OCORRE ATRAVÉS DE MEDIDAS COERENTES E CABÍVEIS DIANTE DOS PROBLEMAS ENCONTRADOS NO ENSINO, EM VIRTUDE DISSO OS ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL POLIVALENTE JOSÉ JOAQUIM DA SILVA FILHO DO 1º B NA CIDADE DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO APRESENTAVA DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NO CONTEÚDO EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICO. SENDO ASSIM, OS JOGOS DIDÁTICOS SE APRESENTA COMO GRANDE SOLUÇÃO PARA ADERIR UM MELHOR DESEMPENHO NESSE RAMO CIENTIFICO, POIS O JOGO PROPORCIONAR O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO ÂMBITO DA COMUNICAÇÃO, DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, DA LIDERANÇA, DA MOTIVAÇÃO E DO TRABALHO EM EQUIPE, UTILIZANDO A RELAÇÃO ENTRE COOPERAÇÃO E COMPETIÇÃO EM UM CONTEXTO FORMATIVO, O QUE CONFERE O AVANÇO NAS SUAS HABILIDADES COGNITIVAS. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO ATRAVÉS DE OBSERVAÇÃO E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS CONTENDO QUESTÕES OBJETIVAS E SUBJETIVAS, PRÉ E PÓS JOGO, REFERENTE AO CONTEÚDO. SENDO ASSIM, FOI POSSÍVEL AVALIAR E PERCEBER AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ESTUDANTES, E POR CONSEGUINTE VERIFICAR A EVOLUÇÃO DOS MESMOS NA PARTE CONCEITUAL DOS CONTEÚDOS APÓS A APLICAÇÃO DO JOGO.