SENDO A AVALIAÇÃO UMA DAS ETAPAS DO PROCESSO PEDAGÓGICO, É IMPORTANTE CONSIDERÁ-LA DENTRO DO CONTEXTO DA ESCOLA E DO TRABALHO DOCENTE. TENDO ISSO EM VISTA, O PRESENTE ESTUDO BUSCA COMPREENDER, A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DE PROFESSORES E GESTORES, OS VALORES E AS IDEIAS ATRIBUÍDAS AO SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ (SPAECE) NO INTERIOR DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO. ALÉM DISSO, DESCREVE UMA BREVE APRESENTAÇÃO DA TRAJETÓRIA DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL REGULADA PELO ESTADO BRASILEIRA E PROMOVE REFLEXÕES CRÍTICAS REFERENTES ÀS SUAS IMPLICAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR, BEM COMO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, COM A APLICAÇÃO DE UM FORMULÁRIO, RESPONDIDO POR DEZESSEIS PROFESSORES DE MÚLTIPLOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. AO FINAL, CONSTATAMOS QUE O SPAECE OCUPA ESPAÇO FUNDAMENTAL NO PROCESSO PEDAGÓGICO, MAS QUE NÃO REFLETE AS REAIS CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM E CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS, TAMPOUCO A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.