DESDE 1950, HÁ REGISTROS DE QUE TODAS AS ESPÉCIES DE TARTARUGAS MARINHAS EXISTENTES NO MUNDO ESTÃO LISTADAS COMO “EM PERIGO” OU “AMEAÇADAS”. ANÁLISES MOSTRAM QUE A PRINCIPAL CAUSA DESSES IMPACTOS VEM SENDO A PESCA ACIDENTAL OCASIONADA PELA CAPTURA ATRAVÉS DO ARRASTO DE CAMARÃO QUE MATA MAIS TARTARUGAS DO QUE TODAS AS OUTRAS ATIVIDADES HUMANAS JUNTAS, COMO COLISÕES COM BARCOS, ÓLEO, PLÁSTICO E OUTRAS ARTES DE PESCA. O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO FOI ABORDAR QUESTÕES DE PRESERVAÇÃO DE TARTARUGAS MARINHAS EM UMA TURMA DE ENGENHARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTAL, VISANDO VERIFICAR A RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O TEMA EM QUESTÃO, APLICANDO PRÉ E PÓS-TESTE CONTENDO AS MESMAS 10 QUESTÕES. A ATIVIDADE ENVOLVEU LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO PARA PLANEJAR, ELABORAR E MINISTRAR A AULA DE 40 MINUTOS DE DURAÇÃO SOBRE “PESCA ACIDENTAL DE TARTARUGAS MARINHAS” CONTENDO 45 SLIDES COM FIGURAS QUE ESTÃO DISPONÍVEIS NO BANCO DE IMAGENS DO GOOGLE. A AULA FOI MINISTRADA COM AUXÍLIO DE DATASHOW QUE PROJETOU 45 SLIDES. AS RESPOSTAS QUALITATIVAS FORAM ANALISADAS PELO PROGRAMA WORDART PARA GERAR NUVENS DE PALAVRAS. ESSA ANÁLISE INDICOU QUE A PARTICIPAÇÃO DOS 31 ESTUDANTES FOI RELATIVAMENTE MAIOR E MAIS COMPLETA NO PÓS-TESTE. FOI VERIFICADO QUE A AULA MINISTRADA ABORDANDO QUESTÕES SOBRE AS CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS E AS AMEAÇAS SOBRE TARTARUGAS MARINHAS, BEM COM A IMPORTÂNCIA DE SUA PRESERVAÇÃO FOI FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS SOBRE AS TARTARUGAS MARINHAS, POSSIBILITANDO O DESPERTAR DA CURIOSIDADE DO ALUNO, QUE FOI RELEVANTE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO TEMA ABORDADO.