NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, A DIMENSÃO INTERNACIONAL TORNOU-SE PARTE INTEGRAL DA EDUCAÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR E DA PESQUISA CIENTÍFICA, MOTIVANDO A EMERGÊNCIA DA NOÇÃO DE INTERNACIONALIZAÇÃO. ESSE ARTIGO, TEM COMO OBJETIVO A DISCUSSÃO DA COOPERAÇÃO ACADÊMICA INTERNACIONAL NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO FORTALECENDO AS TROCAS SUBSTANTIVAS ENTRE UNIVERSIDADES E PAÍSES. BUSCOU DIAGNOSTICAR O QUADRO PROTOCOLAR DE ACORDOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), REFLETINDO CRITICAMENTE ACERCA DO RELEVO CIENTÍFICO E ANALISOU SUA EFETIVIDADE E IMPACTO NA PESQUISA, COMO TAREFAS INVESTIGATIVAS IMPORTANTES. A PESQUISA, DE NATUREZA QUALITATIVA E DO TIPO EXPLORATÓRIA, LANÇOU MÃO DE DOCUMENTOS OFICIAIS E RELATÓRIOS INSTITUCIONAIS PARA O LEVANTAMENTO DAS INFORMAÇÕES, CUJA ANÁLISE LEVOU À INDICAÇÃO DE DESAFIOS ESTRATÉGICOS. PARA ISTO, O TEXTO É CONSTRUÍDO COM BASE NA TEORIA CRÍTICA, EM ESPECIAL A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE JANE KNIGHT, JOHN HUDZKI, MILTON SANTOS E LUCIANE CHERMANN. OS RESULTADOS APONTAM QUE O QUADRO RELATIVO AO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO TEM SINAIS PROMISSORES COMO A ELABORAÇÃO DO MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E REVISÃO NAS MINUTAS DE RESOLUÇÕES DE ACORDOS E CONVÊNIOS.