O PRESENTE ARTIGO BIBLIOGRÁFICO TRAZ EM SEUS ESCRITOS, ESTUDOS EMBASADOS EM LITERATURAS DO MEIO ACADÊMICO QUE DESCORTINAM O ATO DE INCLUIR E EXCLUIR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO, ESBOÇANDO AS CARACTERÍSTICAS DA COMUNIDADE ESCOLAR EXCLUDENTE E PROPONDO UMA NOVA FORMA DE SE PENSAR SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO SOCIAL. O TRABALHO AINDA CONTA COM UM OBJETIVO GERAL QUE CONSISTE EM CARACTERIZAR O PROCESSO DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DENTRO DA COMUNIDADE ESCOLAR. POR ESSA RAZÃO, ESTE TRABALHO JUSTIFICA-SE POR APRESENTAR, UMA REFLEXÃO CRÍTICA ACERCA DA AÇÃO INCLUSIVA RESPALDADA NOS TERMOS LEGAIS, QUE VERSAM SOBRE OS CONTEXTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E A INCLUSÃO ESCOLAR ALÉM DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE EM PROCESSOS INCLUSIVOS, TRAZENDO NOVOS HORIZONTES COMO PROPOSTA DE AUTOCONHECIMENTO DE ACORDO COM POLÍTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS E INTERDISCIPLINARES, NO INTUITO DE EXTINGUIR TODA E QUALQUER FORMA DE PRECONCEITO E SEGREGAÇÃO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.