PARA CONDUZIR OS PROCESSOS EDUCATIVOS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, HÁ UM PROFISSIONAL QUE, JUNTAMENTE COM OS PROFESSORES E COORDENADORES DESEMPENHA UM PAPEL RELEVANTE NO DESENVOLVIMENTO DESSA MODALIDADE EDUCATIVA, O TUTOR A DISTÂNCIA. ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PESQUISA QUE SURGE DESTE CONTEXTO, CUJO OBJETIVO FOI ANALISAR O PROCESSO FORMATIVO DO TUTOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. ESPECIFICAMENTE IDENTIFICAMOS OS CURSOS DESENVOLVIDOS AO LONGO DA CARREIRA DO TUTOR A DISTÂNCIA, DESCREVENDO AS DIVERSAS SITUAÇÕES ENCONTRADAS DURANTE O EXERCÍCIO DAS SUAS ATIVIDADES, E IDENTIFICAMOS AS APRENDIZAGENS OCORRIDAS DURANTE O EXERCÍCIO DA TUTORIA A DISTÂNCIA. A PLATAFORMA METODOLÓGICA UTILIZADA FOI A DA PESQUISA QUALITATIVA (BRASILEIRO, 2013), ALIADA AO ESTUDO DE CASO (GIL, 2010), COM PRODUÇÃO DE DADOS ENVOLVENDO QUESTIONÁRIO E ENTREVISTA, COM A PARTICIPAÇÃO DE UMA TUTORA. OS RESULTADOS FORAM ORGANIZADOS E CATEGORIZADOS POR MEIO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO (BARDIN, 1977) E INTERPRETADOS COM BASE NA HERMENÊUTICA (HABERMAS, 1997). OS RESULTADOS APONTARAM QUE O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO FORMATIVO DA PARTICIPANTE OCORREU ATRAVÉS DE CURSOS OFERECIDOS PELA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA NA QUAL ERA BOLSISTA. E, SOBREMODO PELO AUTOESTUDO, EM SOLILÓQUIO, DEVIDO A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A DISCUSSÃO DOS OBJETOS DE CONHECIMENTOS EXIGIDOS NOS COMPONENTES CURRICULARES.