A QUÍMICA AMBIENTAL BUSCA CONHECER OS PROCESSOS QUÍMICOS QUE OCORREM NA NATUREZA, SEJA DE ORDEM NATURAL OU ANTROPOGÊNICA, VISANDO ESCLARECER OS MECANISMOS QUE CONTROLAM A QUANTIDADE DAS SUBSTÂNCIAS E SUAS INTERAÇÕES NO MEIO AMBIENTE NATURAL. PORTANTO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO INSERIR A QUÍMICA AMBIENTAL NO CONTEXTO ENSINO-APRENDIZAGEM, COMO FERRAMENTA
TRANSFORMADORA, DISCUTINDO OS PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE PODEM TRAZER MALEFÍCIOS A SAÚDE HUMANA, TENDO OS ALUNOS COMO ELEMENTOS PROFÍCUOS DE TODO O PROCESSO DE DIVULGAÇÃO. A PESQUISA SE DESENVOLVEU A PARTIR DE LEVANTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS, COM ÊNFASE À BIOACUMULAÇÃO DE METAIS PESADOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O MEIO AMBIENTE NATURAL E AOS SERES HUMANOS. A EDUCAÇÃO ATUA NA MITIGAÇÃO DOS DANOS AO MEIO AMBIENTE, E CONSEQUENTEMENTE FORTALECE A SAÚDE HUMANA. A PROPOSTA É A MUDANÇA DE PRÁTICAS PELA TRANSFORMAÇÃO PROVENIENTE DA EDUCAÇÃO.