A PESQUISA TEM COMO PONTO DE PARTIDA ANALISAR AS BARREIRAS NO PROCESSO DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DE CRIANÇAS SURDAS FILHAS DE PAIS OUVINTES. TEM COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER COMO ACONTECE A COMUNICAÇÃO ENTRE PAIS OUVINTES QUE TÊM FILHOS SURDOS. E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS IDENTIFICAR AS BARREIRAS EXISTENTES NO PROCESSO COMUNICATIVO NO AMBIENTE FAMILIAR, BEM COMO COMPREENDER INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO DA PESSOA SURDA, A PARTIR DO SEU AMBIENTE FAMILIAR. QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ADOTOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM ÊNFASE NA PESQUISA QUALITATIVA, UTILIZOU-SE COMO REFERÊNCIAS TEÓRICAS AS DISCUSSÕES DE AUTORES QUE CORROBORAM COM A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM PARA SURDOS E BUSCAM INVESTIGAR ATRAVÉS DE FATORES SOCIAIS LINGUÍSTICOS O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DE CRIANÇA SURDA, FILHA DE PAIS OUVINTES. A ESCOLHA DESTA TEMÁTICA SE DEU DEVIDO A CURIOSIDADE EM ENTENDER O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM AMBIENTE FAMILIAR ONDE OS PAIS SÃO OUVINTES E OS FILHOS SURDOS A INTENÇÃO É QUE ESTA PESQUISA POSSA CONTRIBUIR COM FERRAMENTAS SIGNIFICATIVAS DA EDUCAÇÃO DE SURDO PARA OS PAIS OUVINTES QUE TENHAM CRIANÇAS SURDAS, BEM COMO PARA A COMUNIDADE EM QUE OS MESMOS ESTÃO INSERIDOS. A RELEVÂNCIA DESTA PESQUISA SE DÁ NO FATO DE QUE ELA PODERÁ CONTRIBUIR DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA PAIS OUVINTES QUE TEM FILHOS SURDOS QUE AS LIMITAÇÕES PODEM SEREM SANADAS; NO LADO HUMANO, PODE PROPICIAR AOS FILHOS, MOMENTOS MAIS ALEGRES E PROVEITOSOS NA ROTINA DIÁRIA. OS RESULTADOS APONTAM QUE AS CRIANÇAS SURDAS FILHAS DE PAIS OUVINTES ENCONTRAM DUPLA BARREIRA NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO.