EM LINHAS GERAIS, O PRESENTE ARTIGO TRAZ À TONA UMA ANÁLISE ACERCA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. ISTO É, EVIDENCIA A IMPORTÂNCIA DE SE PRESERVAR OS PATRIMÔNIOS CULTURAIS MATÉRIAS E IMATERIAIS, A MEDIDA EM QUE SÃO MEIOS TRANSMISSORES DE CULTURAS ENTRE GERAÇÕES E, NÃO OBSTANTE, REPRESENTAM A HISTÓRIA DE UM POVO. O MESMO, TEM COMO OBJETIVO, A CONTRIBUIÇÃO NA ADOÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS A ESTES PATRIMÔNIOS QUE CONTRIBUAM NO FORTALECIMENTO DO ELO ENTRE O PATRIMÔNIO E O CORPO SOCIAL ATUANDO COMO BENS CULTURAL ALFABETIZADORES. NESSE SENTIDO, CUMPRE INDICAR AINDA QUE SE EXPLOROU A NECESSIDADE E A POSSIBILIDADE DE INOVAÇÕES SOCIAIS E TERRITORIAIS QUE FOSSEM PENSADAS SOB A ÓTICA DA SALVAGUARDA DESSES BENS. PARA TANTO, UTILIZOU-SE COMO MÉTODO NORTEADOR, O MATERIALISMO HISTÓRICO. POIS, O MESMO PERMITE FAZER A ANÁLISE DA REALIDADE PARTINDO DAS CONTRADIÇÕES EXISTENTES ENTRE AS RELAÇÕES. REALIZOU-SE TAMBÉM LEVANTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS, VISITAS TÉCNICAS DE CAMPO E REGISTROS FOTOGRÁFICOS COM A FINALIDADE ÚNICA DE ENTENDER A COMPLEXA DINÂMICA ESTRUTURAL E HISTÓRICA DO MUNICÍPIO DE ANÁLISE, A CIDADE DE NAZARÉ DA MATA, PERNAMBUCO, E DESSA FORMA PROPOR INOVAÇÕES. EM SÍNTESE, ESPERA-SE QUE O PRESENTE TRABALHO ATUE COMO INSTRUMENTO DE FORTALECIMENTO DO ELO ENTRE SOCIEDADE E PATRIMÔNIO E QUE DESPERTE AINDA MAIS O INTERESSE POR ESTAS TEMÁTICAS QUE DIZ TANTO SOBRE NOSSA HISTÓRIA.