ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR OS SABERES E COMPETÊNCIAS DOCENTES NECESSÁRIAS À EDUCAÇÃO DO FUTURO, ELENCADAS POR EDGAR MORIN (2004) COMO A COMPETÊNCIA DE LIDAR COM O EFÊMERO, A PERTINÊNCIA DOS CONHECIMENTOS, A COMUNICABILIDADE E O RECONHECIMENTO DA CONDIÇÃO HUMANA, CONSIDERANDO O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO. O TRABALHO FAZ UMA ABORDAGEM DESSES SABERES E DO CONTEXTO EDUCATIVO NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANITÁRIA E CRÍTICA, QUE PERPASSA O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DOCENTE. É TAMBÉM PONTO DE DISCUSSÃO A FRAGMENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS E A NECESSIDADE DA ARTICULAÇÃO ENTRE OS DIFERENTES CONHECIMENTOS. ESTE TRABALHO INSTIGA UMA VISÃO SOBRE A LÓGICA CAPITALISTA NA EDUCAÇÃO E A DESVALORIZAÇÃO DAS ÁREAS HUMANISTAS, BEM COMO A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE NÃO APENAS TÉCNICA, MAS TAMBÉM ÉTICA E ESTÉTICA. A ABORDAGEM RECAI SOBRE A NECESSIDADE DE SE QUESTIONAR OS SABERES QUE PERMEIAM O CONTEXTO EDUCATIVO E A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR DIANTE DAS EMERGÊNCIAS SOCIAIS, CONSIDERANDO QUE, AO MESMO TEMPO EM QUE A ESCOLA ESTÁ SITUADA EM UMA DIMENSÃO MULTICULTURALISTA, É PALCO DE INDIVIDUALISMO E INTOLERÂNCIAS DAS MAIS DIVERSAS ORDENS. A PESQUISA É QUALITATIVA, DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO E TEM COMO BASE TEÓRICA OS ESTUDOS DE EDGAR MORIN (2004), PAULO FREIRE (2000-2005), MÉSZÁROS (2008), ZABALA (1998), SACRISTAN (2000), DENTRE OUTROS.