O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS VOLTADAS PARA AS DISCIPLINAS DO EIXO DAS CIÊNCIAS NA NATUREZA DEMANDA EXIGÊNCIAS PARTICULARES PARA QUE O LETRAMENTO CIENTÍFICO SEJA PROMOVIDO. DENTRE OS OBSTÁCULOS ENCONTRADOS PELOS PROFISSIONAIS DA ÁREA NESSE PROCESSO, DESTACA-SE A INVISIBILIDADE DAS TEMÁTICAS ABORDADAS. NESSA PERSPECTIVA, DUAS FERRAMENTAS SÃO EFICIENTES NO ENFRENTAMENTO DO DESAFIO LANÇADO: AULAS PRÁTICAS/EXPERIMENTAIS E MODELOS DIDÁTICOS. ENQUANTO A PRIMEIRA INSERE OS ESTUDANTES NO FAZER CIÊNCIA, A SEGUNDA É CAPAZ DE CONCRETIZAR FENÔMENOS DISTANTES DO IMAGINÁRIO COMUM. BUSCANDO VALIDAR AS PREMISSAS ANTERIORMENTE CITADAS, APLICOU-SE AULAS PRÁTICAS DE EXTRAÇÃO DE DNA A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL GOVERNADOR WALFREDO GURGEL. ESTA FOI REALIZADA NA ESCOLA, COM APOIO DA PROFESSORA DE BIOLOGIA, DOS PARTICIPANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO DA UFRN E COM AUXÍLIO DE UM MODELO DIDÁTICO. APÓS ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS ANTES E APÓS AS AULAS PRÁTICAS, 96% DOS ESTUDANTES CONCORDARAM QUE HOUVE UMA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE GENÉTICA. 84% DESTES MOSTRARAM CONHECER AS DEFINIÇÕES E FUNÇÕES DO DNA, COMO AINDA, 76% FORAM CAPAZES DE EXPLICITAR ISSO LIVREMENTE NOS QUESTIONÁRIOS DE VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM. 66% FORAM CAPAZES DE ASSOCIAR CORRETAMENTE IMAGEM E CONCEITOS COMO NÚCLEO, CROMOSSOMO E DNA. AS ANÁLISES DOS RESULTADOS EVIDENCIAM A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO IMAGÉTICA PARA A CONSOLIDAÇÃO DO CONHECIMENTO, ASSIM COMO A NECESSIDADE DE CORRELAÇÃO ENTRE OS CONTEÚDOS DE CITOLOGIA E GENÉTICA. O ENSINO DE CIÊNCIAS TOMA DISTANCIAMENTO DO ESTEREÓTIPO DE INCOMPREENSÍVEL QUANDO UTILIZA-SE DE APARATOS PEDAGÓGICOS CAPAZES DE PREENCHER AS COMPLEXIDADES INERENTES DOS PROCESSOS CIENTÍFICOS.