A LATERALIDADE É MULTIDIMENSIONAL E DINÂMICA, PODENDO SER REFORÇADA OU MODIFICADA PELA INTERAÇÃO COM
O MEIO. O PRESENTE ARTIGO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR A COMPATIBILIDADE ENTRE O DESENVOLVIMENTO DA
LATERALIDADE E O ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DE GRADUANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, MOSTRANDO A
IMPORTÂNCIA DA LATERALIDADE NA FORMAÇÃO DO DISCENTE DE PEDAGOGIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA PRÁTICA
PEDAGÓGICA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI QUALITATIVA, COM DADOS COLETADOS A PARTIR DA APLICAÇÃO DA FICHA
DE AVALIAÇÃO PSICOMOTORA, ENVOLVENDO 22 ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO
PIAUÍ. OS TEÓRICOS ESTUDADOS FORAM OLIVEIRA (2015), SOUSA & TEIXEIRA (2006), FAQUIN (2015),
FREITAS(2019), DA SILVA BRÊTAS(2019), OS QUAIS DESTACAM A RELEVÂNCIA DOS DIVERSOS ASPECTOS QUE
ENVOLVEM A LATERALIDADE E AS IMPLICAÇÕES DO SEU MAU DESENVOLVIMENTO. CONSTATOU-SE QUE A MAIOR PARTE
DOS DISCENTES AVALIADOS ESTAVAM ABAIXO DO ESTÁGIO PSICOMOTOR ESPERADO PARA A IDADE CRONOLÓGICA DOS
MESMOS.