A TEORIA DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA É CONSIDERADA COMO UM TEMA ESSENCIAL PARA O ENTENDIMENTO DA BIOLOGIA, FAZENDO PARTE DE DIVERSOS CURRÍCULOS EDUCACIONAIS NACIONAIS EM MUITOS PAÍSES, INCLUINDO O BRASIL. ENTRETANTO, AVALIAÇÕES INTERNACIONAIS E NACIONAIS TÊM APONTADO QUE, APESAR DOS INDIVÍDUOS TENDEREM A APRESENTAR UM ENTENDIMENTO CORRETO SOBRE ASPECTOS ESPECÍFICOS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, DEMOSTRAM FRAGILIDADES NA COMPREENSÃO DO PROCESSO COMO UM TODO, EVIDENCIANDO UMA FRAGMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO. CIENTES DA IMPOTÊNCIA QUE INSTRUMENTOS POSSUEM NA AVALIAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS CONCEITUAIS, OBJETIVAMOS COM ESSE TRABALHO AVALIAR UM INSTRUMENTO DESENVOLVIDO COM BASE EM CONCEITOS FUNDAMENTAIS ACERCA DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA E HUMANA QUE FOI APLICADO A 28 ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS DA UFMA DA CIDADE DE IMPERATRIZ-MA. ADICIONALMENTE, FOI ELABORADA UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA UTILIZANDO-SE DE UM JOGO DE TABULEIRO BASEADO EM ASPECTOS EVOLUTIVOS, HISTÓRICOS E ECOLÓGICOS CONCERNENTES À EVOLUÇÃO HUMANA. O INSTRUMENTO PROPOSTO SE MOSTROU VIÁVEL COM BASE EM SUA CONSISTÊNCIA INTERNA (α=0,62), ENTRETANTO SE FAZ NECESSÁRIO MELHORIAS, AFIM DE SE OBTER UM INSTRUMENTO MAIS ROBUSTO. JÁ O JOGO APLICADO SE MOSTROU UMA ESTRATÉGIA INTERESSANTE PARA SE TRABALHAR A TEORIA EVOLUTIVA EM SALA DE AULA, POIS A ANÁLISE MOSTRA MELHORIAS SIGNIFICATIVAS NO ENTENDIMENTO DOS ALUNOS EM 5 DOS 6 CONCEITOS TRATADOS NO INSTRUMENTO APÓS A APLICAÇÃO DO JOGO PROPOSTO.