SABE-SE QUE PARA VIVER EM SOCIEDADE É NECESSÁRIO HAVER LIMITES. NO DIA-A-DIA, É IMPOSSÍVEL QUE O INDIVÍDUO TENHA LIBERDADE TOTAL, ILIMITADA. CONSIDERA-SE QUE PERMITIR NADA OU PERMITIR TUDO, SÃO HÁBITOS IGUALMENTE PREJUDICIAIS DO PONTO DE VISTA EDUCACIONAL. DIANTE DO EXPOSTO A PERTINÊNCIA DESSE ESTUDO NÃO SE LIMITA APENAS AOS PAIS, MAS AOS EDUCADORES EM GERAL QUE SE ANSEIAM IMPLEMENTAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO CONTRIBUIR COM A QUALIDADE DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO INTEGRAL, IDENTIFICANDO AS POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS DA SOCIEDADE E CONSEQUÊNCIAS OCORRIDAS COM A FALTA DOS LIMITES, A LUZ DO OLHAR MATERNO ATRAVÉS DE UMA PESQUISA DE CAMPO COM MÃES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO SERTÃO DA PARAÍBA. OBSERVOU-SE COM ESSE ESTUDO A INDISCUTÍVEL NECESSIDADE DOS LIMITES PARA UMA FORMAÇÃO EDUCACIONAL QUE SE DESEJA PLENA, SOBRETUDO NOS TEMPOS MODERNOS QUE SE CARACTERIZAM POR UMA “CRISE DE PARADIGMAS”, EM QUE PAIS E ESCOLA MUITAS VEZES NEGLIGENCIAM SEUS PAPEIS NUMA COMPLETA INOPERÂNCIA DE SUAS OBRIGAÇÕES.