Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONSTRUÇÃO DO SABER EM BOTÂNICA POR MEIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO UTILIZANDO ESSÊNCIAS NATURAIS DA FLORESTA AMAZÔNICA

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, EXPERIMENTAÇÃO, LABORATÓRIO VIVO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS, DE MODO GERAL, AINDA ACONTECE DE FORMA TRADICIONAL E AS PESQUISAS NESSA ÁREA, COSTUMEIRAMENTE, TÊM COMO FOCO O PROFESSOR. NESSE SENTIDO, A ATIVIDADE PRÁTICA ENVOLVE A INTERAÇÃO ENTRE O ALUNO E MATERIAIS CONCRETOS, SEJAM OBJETOS, INSTRUMENTOS, LIVROS E MICROSCÓPIO. DESSA FORMA, O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI VERIFICAR A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO DE CONTEÚDOS TEÓRICOS E PRÁTICOS UTILIZANDO SABONETES, VELAS E REPELENTES CONFECCIONADOS COM ESSÊNCIAS NATURAIS DA FLORESTA AMAZÔNICA ASSOCIANDO ASSIM COM O CONHECIMENTO EM BOTÂNICA. O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO COM 60 ALUNOS DO CURSO DE AGRONOMIA NO SEMESTRE 2019.1 NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE (IEAA) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM). O TRABALHO CARACTERIZOU-SE COMO UMA PESQUISA DE NATUREZA APLICADA COM ESPECIFICAÇÕES DESCRITIVA E BIBLIOGRÁFICA, COM ABORDAGEM METODOLÓGICA BASEADA EM QUESTIONÁRIO PRÉVIO COM ASSUNTOS CONCEITUAIS EM BOTÂNICA PARA AVALIAR INCIALMENTE O CONHECIMENTO DOS DISCENTES. FORAM PRODUZIDAS AULAS EXPOSITIVAS DE ACORDO COM AS DIFICULDADES E NECESSIDADES DOS ALUNOS EM BOTÂNICA E POSTERIORMENTE, A SEGUNDA ETAPA CONCERNIU NA CONFECÇÃO DE SABONETES, VELAS E REPELENTES UTILIZANDO ESSÊNCIAS NATURAIS DA FLORESTA AMAZÔNICA. VERIFICOU-SE QUE OS 60 ALUNOS NÃO TIVERAM DIFICULDADES PARA RESPONDER OS QUESTIONÁRIOS E O ENVOLVIMENTO E A PARTICIPAÇÃO ATIVA NAS ATIVIDADES FORAM MOTIVADAS COM BASE NO CONHECIMENTO POPULAR E CIENTÍFICO. CONCLUIU-SE QUE ESTE TRABALHO FOI SIGNIFICATIVO, SUPERANDO AS DIFICULDADES E DESAFIOS NA ÁREA DA QUÍMICA E BOTÂNICA, PASSANDO A IDENTIFICAR QUE OS VEGETAIS FAZEM PARTE DA NOSSA VIDA COTIDIANA APRESENTANDO ASSIM IMPORTÂNCIA NA ÁREA DA PESQUISA CIENTÍFICA.

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