ESTE É UM ARTIGO DE CARÁTER DESCRITIVO, DELINEADO COMO PESQUISA AÇÃO POR CONTER A PRÁTICA DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO EM UMA ESCOLA DA CIDADE DO RECIFE, NO ESTADO DE PERNAMBUCO, VISANDO RESSIGNIFICAR O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS. CIENTE QUE, ESTA MODALIDADE DE ENSINO APRESENTA IMPLICAÇÕES E AS VISÕES QUE LIMITAM, SÃO ELAS PRECONCEITUOSAS POR SER CARACTERIZADA COMO UMA MODALIDADE DE PESSOAS QUE NÃO TERMINARAM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA “IDADE CERTA” E ESTAREM A MARGEM DA SOCIEDADE, ENQUADRANDO-SE NAS TAXAS DE ANALFABETISMO. A METODOLOGIA PARA A EXECUÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO FOI QUALITATIVA, POIS INFLUENCIOU DE MANEIRA PONTUAL EM DETERMINADO TEMPO, E, EM LONGA DATA, ACENTUA NA DIMINUIÇÃO DAS TAXAS DE EVASÃO ESCOLAR, JÁ QUE AS CAUSAS DA ELEVAÇÃO DA EVASÃO ESTA CENTRADA NA FALTA DE ESTÍMULO E ACEITAÇÃO DAS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO. CONCLUÍMOS QUE RESSIGNIFICAR O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NESTA MODALIDADE É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA A ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO E NA ELEVAÇÃO DA AUTOESTIMA DOS EDUCANDOS, JÁ QUE A EDUCAÇÃO TRANSFORMA PESSOAS E AS PESSOAS TRANSFORMAM O MUNDO, SEGUNDO O EDUCADOR PAULO FREIRE.