SABERES E APROPRIAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E DO PENSAMENTO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62570 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 715 "inscrito_id" => 3290 "titulo" => "SABERES E APROPRIAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E DO PENSAMENTO" "resumo" => "O REFERIDO TRABALHO BUSCA COMPREENDER AS RELAÇÕES ENTRE OS JOGOS E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E DO PENSAMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E QUAIS OS SABERES E APROPRIAÇÕES OS EDUCADORES DEVEM BUSCAR PARA A PRÁTICA DIÁRIA. ASSIM SENDO, O JOGO PRODUZ HABILIDADES, DENTRE ELAS A FORMAÇÃO DA CRIATIVIDADE DO PENSAMENTO. PARA KISHIMOTO (2001, P. 15) “BRINCAR NA AREIA, SENTIR O PRAZER DE FAZÊ-LA ESCORRER PELAS MÃOS, ENCHER E ESVAZIAR COPINHOS COM AREIA REQUER A SATISFAÇÃO DA MANIPULAÇÃO DO OBJETO. JÁ A CONSTRUÇÃO DE UM BARQUINHO EXIGE NÃO SÓ A REPRESENTAÇÃO MENTAL DO OBJETO A SER CONSTRUÍDO, MAS TAMBÉM A HABILIDADE MANUAL PARA OPERACIONALIZÁ-LO”. ASSIM, ANALISAMOS DE QUE FORMA OS PROFESSORES BUSCAM PARA SUA PRÁTICA EDUCATIVA, CONHECIMENTOS PARA APLICAÇÃO DOS JOGOS E A IMPORTÂNCIA DOS MESMOS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE ICATU DO ESTADO DO MARANHÃO. A PESQUISA TEVE COMO SUJEITOS, OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSORES E GESTORA. OS MÉTODOS DA COLETA DE DADOS DA PESQUISA FORAM POR MEIO DA ENTREVISTA ESTRUTURADA, OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, QUESTIONÁRIOS E ANÁLISE DE DADOS. OBTIVEMOS COMO RESULTADOS DA PESQUISA QUE OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL ORGANIZAM O TRABALHO EDUCATIVO POR MEIO DE RECURSOS PRÓPRIOS BEM COMO FORMAÇÕES QUE OS QUALIFIQUEM PARA A APLICAÇÃO DOS JOGOS. HÁ A AUSÊNCIA DE UM AMBIENTE QUE PROPORCIONE MOTIVAÇÕES PARA O JOGO, EXPRESSÃO DE LINGUAGEM E PENSAMENTOS, MATERIAIS E RECURSOS PARA AS CRIANÇAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "JOGOS,, LINGUAGEM E PENSAMENTO,, SABERES E APROPRIAÇÕES,, PRÁTICA EDUCATIVA,, PRÁTICA EDUCATIVA," "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID3290_28072019200552.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCÍLIA ROSÁLIA DUTRA GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "LUCÍLIA GONÇALVES" "autor_email" => "lrd_goncalves@hotmail.com" "autor_ies" => "SEMED - ICATU - MA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62570 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 715 "inscrito_id" => 3290 "titulo" => "SABERES E APROPRIAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E DO PENSAMENTO" "resumo" => "O REFERIDO TRABALHO BUSCA COMPREENDER AS RELAÇÕES ENTRE OS JOGOS E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E DO PENSAMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E QUAIS OS SABERES E APROPRIAÇÕES OS EDUCADORES DEVEM BUSCAR PARA A PRÁTICA DIÁRIA. ASSIM SENDO, O JOGO PRODUZ HABILIDADES, DENTRE ELAS A FORMAÇÃO DA CRIATIVIDADE DO PENSAMENTO. PARA KISHIMOTO (2001, P. 15) “BRINCAR NA AREIA, SENTIR O PRAZER DE FAZÊ-LA ESCORRER PELAS MÃOS, ENCHER E ESVAZIAR COPINHOS COM AREIA REQUER A SATISFAÇÃO DA MANIPULAÇÃO DO OBJETO. JÁ A CONSTRUÇÃO DE UM BARQUINHO EXIGE NÃO SÓ A REPRESENTAÇÃO MENTAL DO OBJETO A SER CONSTRUÍDO, MAS TAMBÉM A HABILIDADE MANUAL PARA OPERACIONALIZÁ-LO”. ASSIM, ANALISAMOS DE QUE FORMA OS PROFESSORES BUSCAM PARA SUA PRÁTICA EDUCATIVA, CONHECIMENTOS PARA APLICAÇÃO DOS JOGOS E A IMPORTÂNCIA DOS MESMOS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE ICATU DO ESTADO DO MARANHÃO. A PESQUISA TEVE COMO SUJEITOS, OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSORES E GESTORA. OS MÉTODOS DA COLETA DE DADOS DA PESQUISA FORAM POR MEIO DA ENTREVISTA ESTRUTURADA, OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, QUESTIONÁRIOS E ANÁLISE DE DADOS. OBTIVEMOS COMO RESULTADOS DA PESQUISA QUE OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL ORGANIZAM O TRABALHO EDUCATIVO POR MEIO DE RECURSOS PRÓPRIOS BEM COMO FORMAÇÕES QUE OS QUALIFIQUEM PARA A APLICAÇÃO DOS JOGOS. HÁ A AUSÊNCIA DE UM AMBIENTE QUE PROPORCIONE MOTIVAÇÕES PARA O JOGO, EXPRESSÃO DE LINGUAGEM E PENSAMENTOS, MATERIAIS E RECURSOS PARA AS CRIANÇAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "JOGOS,, LINGUAGEM E PENSAMENTO,, SABERES E APROPRIAÇÕES,, PRÁTICA EDUCATIVA,, PRÁTICA EDUCATIVA," "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID3290_28072019200552.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCÍLIA ROSÁLIA DUTRA GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "LUCÍLIA GONÇALVES" "autor_email" => "lrd_goncalves@hotmail.com" "autor_ies" => "SEMED - ICATU - MA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }