O REFERIDO TRABALHO BUSCA COMPREENDER AS RELAÇÕES ENTRE OS JOGOS E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E DO PENSAMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E QUAIS OS SABERES E APROPRIAÇÕES OS EDUCADORES DEVEM BUSCAR PARA A PRÁTICA DIÁRIA. ASSIM SENDO, O JOGO PRODUZ HABILIDADES, DENTRE ELAS A FORMAÇÃO DA CRIATIVIDADE DO PENSAMENTO. PARA KISHIMOTO (2001, P. 15) “BRINCAR NA AREIA, SENTIR O PRAZER DE FAZÊ-LA ESCORRER PELAS MÃOS, ENCHER E ESVAZIAR COPINHOS COM AREIA REQUER A SATISFAÇÃO DA MANIPULAÇÃO DO OBJETO. JÁ A CONSTRUÇÃO DE UM BARQUINHO EXIGE NÃO SÓ A REPRESENTAÇÃO MENTAL DO OBJETO A SER CONSTRUÍDO, MAS TAMBÉM A HABILIDADE MANUAL PARA OPERACIONALIZÁ-LO”. ASSIM, ANALISAMOS DE QUE FORMA OS PROFESSORES BUSCAM PARA SUA PRÁTICA EDUCATIVA, CONHECIMENTOS PARA APLICAÇÃO DOS JOGOS E A IMPORTÂNCIA DOS MESMOS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE ICATU DO ESTADO DO MARANHÃO. A PESQUISA TEVE COMO SUJEITOS, OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSORES E GESTORA. OS MÉTODOS DA COLETA DE DADOS DA PESQUISA FORAM POR MEIO DA ENTREVISTA ESTRUTURADA, OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, QUESTIONÁRIOS E ANÁLISE DE DADOS. OBTIVEMOS COMO RESULTADOS DA PESQUISA QUE OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL ORGANIZAM O TRABALHO EDUCATIVO POR MEIO DE RECURSOS PRÓPRIOS BEM COMO FORMAÇÕES QUE OS QUALIFIQUEM PARA A APLICAÇÃO DOS JOGOS. HÁ A AUSÊNCIA DE UM AMBIENTE QUE PROPORCIONE MOTIVAÇÕES PARA O JOGO, EXPRESSÃO DE LINGUAGEM E PENSAMENTOS, MATERIAIS E RECURSOS PARA AS CRIANÇAS.