O PRESENTE TRABALHO, TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA DE ESTUDO, COM A UTILIZAÇÃO DAS PALAVRAS CRUZADAS NO ENSINO DE QUÍMICA, COM ABORDAGEM NO CONTEÚDO A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. A PRINCÍPIO, AO FAZER A APLICAÇÃO DAS PALAVRAS CRUZADAS, VERIFICOU-SE A SUA EFICIÊNCIA DE FAZER O ALUNO A BUSCAR, PENSAR E REFLETIR SOBRE A SUA RESPOSTA, DE UMA MANEIRA LÚDICA E TAMBÉM UM OUTRO ASPECTO MUITO IMPORTANTE QUE FOI A MOTIVAÇÃO POR PARTE DOS ESTUDANTES. NO ENTANTO, É RELEVANTE QUE O ENSINO DE QUÍMICA ESTÁ TOMANDO DIFERENTES CAMINHOS NA ÁREA DE ATUAÇÃO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, COM ISSO, FOI CONCEBÍVEL APLICAR AS CRUZADINHAS PARA SE TER UM MELHOR APRIMORAMENTO EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS ESTUDADOS EM SALA DE AULA. AS PALAVRAS CRUZADAS, SÃO UMA FORMA DE ENTRETENIMENTO PARA ALGUMAS PESSOAS, QUE AO SEREM UTILIZADAS, ESTIMULAM O RACIOCÍNIO E ISSO POSSIBILITA DESENVOLVER HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARA COMPREENDER MELHOR O SENTIDO DAS PALAVRAS. ALÉM DISSO, A SUA UTILIZAÇÃO COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA, CRIA OPORTUNIDADES ONDE O DESAFIO E A CURIOSIDADE SÃO FAVORECIDAS, FACILITANDO ASSIM, A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.