A ESCOLA COMO UMA INSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE, A REPRODUZ E A CONSTRÓI CONCOMITANTEMENTE, MODULANDO-A A INTERESSES DESTA SOCIEDADE. CONSIDERANDO A ESCOLA COMO ESSE ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO E REPRODUÇÃO SOCIAL, PRESSUPOMOS QUE AS PROBLEMÁTICAS SOCIAIS SE FAZEM PRESENTES. SE PENSARMOS NAS QUESTÕES RELACIONADAS AO CORPO, ABORDADAS NA DISCIPLINA ESCOLAR BIOLOGIA, PODEMOS FAZER O RECORTE NA SEXUALIDADE E GÊNERO, PRESENTES NO COTIDIANO ESCOLAR. SOB A ÓTICA DO CURRÍCULO CRÍTICO PODEMOS NOS QUESTIONAR QUAIS CONHECIMENTOS SÃO DE INTERESSE DA SOCIEDADE. AQUI, TRAGO ESSES RECORTES A FIM DE DISCUTIR O QUE ESTÁ POSTO NA DISCIPLINA BIOLOGIA DENTRO DO CURRÍCULO ESCOLAR. A PESQUISA FOI REALIZADA SOB UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, POR MEIO DE ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA COM PROFESSORAS(ES) DE UMA ESCOLA PERTENCENTE À REDE ESTADUAL DE ENSINO DO CEARÁ. POR MEIO DA ENTREVISTAS, FOI POSSÍVEL PERCEBER UM SENTIMENTO DE FALTA DE FORMAÇÃO POR PARTE DAS(OS) PROFESSORAS(ES). NOS CABE PENSAR SOBRE ISSO COM MAIS RESPONSABILIDADE E NÃO DEIXAR OS DEBATES EM QUESTÃO SE TORNAREM “TEMAS” DE AULAS OU DISCIPLINAS ESPECÍFICAS, MAS QUE SEJAM COMPREENDENDIDOS COMO PARTICIPES DO DIA-A-DIA ESCOLAR.